Área de preservação é excelente opção de lazer para o final de semana

25/02/2012 05:13 - Maceió
Por Redação

Localizado numa reserva da Mata Atlântica, no bairro de Bebedouro, o Parque Municipal de Maceió é uma excelente opção para o lazer em família nos finais de semana. Com muito verde, a área de 82 hectares de extensão, administrada pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), é um local propício para caminhadas, contemplação da natureza, relaxamento e meditação.

No parque, os visitantes podem conhecer diversas espécies da flora típicas da Mata Atlântica, como embiriba, sucupira, pau-ferro, embaúba, ingazeiro e pau-brasil, entre os vegetais; e da fauna, como o bicho-preguiça, saguis, cotias, tamanduás, tatus, galinha d'água, xexéu, sabiá-da-mata, coruja, bacurau, fura-barreira, jacaré, jiboia, camaleão e teju.

O ambiente é voltado para a preservação da natureza e tem como foco a educação ambiental, com palestras e aulas práticas, além de monitores treinados para guiar pequenos grupos pelas trilhas ecológicas. Na entrada principal existe um centro administrativo, uma casa de vegetação, onde são produzidas mudas de espécies da Mata Atlântica, um posto da Guarda Civil Municipal e um espaço onde são desenvolvidas atividades educativas e de lazer com a comunidade. Os visitantes que quiserem, também podem ser contemplados como a distribuição de mudas de espécies nativas.

Outra opção que o parque oferece é o espaço conhecido como “Floresta da Fama”. O local conta com mudas de espécies da Mata Atlântica, que desde o ano passado são plantadas por artistas, a convite da Sempma. Cada muda possui uma placa identificando o nome do artista que a plantou.

Os funcionários do Parque Municipal de Maceió já participaram de um curso de Noções Básicas em Educação Ambiental e Humanização no Atendimento, que teve como objetivos o despertar para a importância da preservação dos recursos naturais, a humanização do atendimento e a formação de agentes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no próprio curso.

O parque funciona de terça a domingo, das 7h às 17h, e fica situado no bairro de Bebedouro.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..