O município de Feira Grande, na região do Agreste alagoano, foi um dos escolhidos pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) para participar do projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia - Formação de agentes para dinamização da Alimentação Escolar no Espaço Educativo a partir da gastronomia e sustentabilidade”, através da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto está sendo retomado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Neste ano o enfoque do projeto é gastronomia como instrumento de valorização dos ingredientes e receitas regionais, das técnicas culinárias de preparo de alimentos e da experiência de sabores e aromas das refeições preparadas para os alunos beneficiados no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do FNDE.

Serão capacitados cinco servidores públicos indicados pela Secretaria Municipal de Educação para receberem a formação de agentes multiplicadores dentre eles, um nutricionista, um coordenador de alimentação escolar, um coordenador pedagógico, um representante do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e um coordenador local da área de agricultura e/ou meio-ambiente. O curso terá 80 horas presenciais e 32 horas à distância.

“Estamos trabalhando em prol da excelência dos serviços educacionais a toda população feira-grandense”, afirma o secretário municipal de Educação, Joseano Lira, garantido todo o empenho necessário para treinamento dos profissionais.

Memória

O projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) foi elaborado em 2004, em uma parceria entre o FNDE e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Durante a vigência, foi aplicado em três edições (2005, 2007 e 2008) e teve como experiências-piloto três municípios brasileiros: Bagé (RS), Saubara (BA) e Santo Antônio do Descoberto (GO). Em 2012, o FNDE se junta a um novo parceiro, o CET-UnB, para revisar a metodologia e introduzir um novo campo de conhecimento: a gastronomia.