Nos cinco dias de folia em Alagoas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMAL) registrou 1.648 ocorrências, entre atendimentos pré-hospitalares, combate a incêndios, resgates a vítimas de afogamentos, busca e salvamento, além de ações preventivas junto à população. A Operação Carnaval contou com o serviço de todos os quartéis da capital e do interior, além de postos avançados que foram implantados nos locais de maior fluxo de foliões.

Visando uma comemoração segura, o Corpo de Bombeiros começou a organizar a operação já no início de janeiro, distribuindo o efetivo em locais de maior concentração de pessoas nas cidades alagoanas. Cerca de 300 militares e 40 viaturas e embarcações foram empregados em Maceió e na Região Metropolitana, que se estende da Barra de São Miguel à Barra de Santo Antônio.

Os bombeiros também estiveram empregados em Maragogi, Praia de São Bento, Japaratinga, Penedo, Piaçabuçu, Santana do Ipanema, Pão de Açúcar, Arapiraca, Traipu, Delmiro Gouveia, Piranhas e Palmeira dos Índios, somando um efetivo de cerca de 380 militares.

Segundo o chefe da Assessoria de Comunicação do CBMAL, tenente-coronel Paulo Marques, a Operação Carnaval foi um sucesso. “Com o Corpo de Bombeiros pronto para atuar em caso de necessidade, a população alagoana e os turistas puderam brincar tranquilos durante os festejos carnavalescos, visto que havia um grande efetivo e viaturas disponíveis que atenderam sempre com rapidez e eficiência”, ressaltou.