Trânsito: Nosso Caos Cotidiano

22/02/2012 03:36 - Welton Roberto
Por Welton Roberto

Cadê a fiscalização de trânsito de Maceió?

O gato comeu.

Cadê a melhoria de nosso trânsito e transporte e o investimento em infraestrutura viária?

Ninguém viu.

É incrível!

A cidade está uma balbúrdia. Estaciona-se sobre calçadas, fecha-se cruzamentos, para-se o carro em locais proibidos, ultrapassa-se o limite de velocidade.

Houve certo investimento infraestrutural, admito. Mas eles se mostraram paliativos, “arrumadinhos”, ineficazes em longo prazo. Quando não foram arremedos, atalhos, cosméticos.

Tudo com uma naturalidade e cinismo anticidadão que nos envergonha e nos paralisa, literalmente.

Sim, porque trafegar em Maceió tem sido uma epopéia inglória. Falar da Fernandes Lima já chegou ao ponto de ser “chover no molhado”.

Qualquer via, qualquer rota em nossa cidade assiste ao imperar do desrespeito e da inviabilidade crônica.

Cadê a Prefeitura? Cadê a SMTT?

Esta aí um dos maiores desafios do futuro prefeito ou prefeita de Maceió: desatar o nó de nossa mobilidade urbana.

Diante de tarefas gigantescas como cuidar de nossa precária saúde e educação e ofertar condições dignas de vida às comunidades lançadas à violência, nosso próximo prefeito ou prefeita tem mais este desafio.

Na verdade, vivemos um estelionato eleitoral. A nós foi prometido “céu de brigadeiro” em nossas avenidas e nos foi entregue ruas entupidas de carros por falta de novas artérias de tráfego. Carros multiplicados em virtude de um transporte público coletivo nulo quando não quase assassino: isto porque andar em alguns ônibus de Maceió, nos quais circula a maioria de nossa população, é arriscar-se em veículos podres, enferrujados, desconfortáveis, inaptos até ao transporte de gado.

É compreensível e básico: ninguém quer andar de ônibus em Maceió porque eles são nojentos, inseguros e lentos ao caminhar em itinerários defasados e circulares, literalmente.

O que nos restou? Adquirir nossos automóveis para circularmos nas mesmas ruas da época de Melo Póvoas.

O resultado está aí.

Somos vítimas da incompetência, da inoperância, do descompromisso.

Hoje é quarta-feira de cinzas. Feliz ano novo!

Sim, porque no Brasil há esta máxima de que o ano só começa após o carnaval.

Felicidades para todos nós que perderemos horas preciosas de nossas vidas nos engarrafamentos de nossa linda, porém maltratada, cidade.

Que tenhamos um 2012 de paz, prosperidade... e liberdade de ir e vir.
 

 

Sigam-me no @weltonroberto

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..