Vigilância Sanitária intensifica fiscalização durante o período carnavalesco

17/02/2012 00:11 - Maceió
Por Redação

A Coordenação de Vigilância Sanitária de Maceió deu início desde a sexta-feira passada (10), à operação de fiscalização do período carnavalesco, intensificando as inspeções em todos os pólos de concentração de foliões na cidade. O trabalho foi iniciado no desfile dos blocos do Jaraguá Folia, levando as orientações necessárias ao grande número de ambulantes que se instalou no local, com o objetivo de garantir a tranquilidade da população em relação aos alimentos de consumo rápido disponibilizados durante a folia.

“Boa parte dos ambulantes que participam da prévia carnavalesca já atuam na atividade em outros locais durante todo o ano, portanto, já têm conhecimento acerca da manipulação e acondicionamento adequados dos alimentos, repassados, inclusive, em cursos gratuitos disponibilizados pela Visa Municipal para este segmento. Nosso trabalho é garantir que essas regras sejam seguidas, orientar o que estiver fora dos padrões da Anvisa e apreender o que representar riscos à saúde do consumidor”, afirmou o inspetor de alimentos Thiago Moraes.

Desfile de Blocos – No sábado e no domingo, toda a estrutura de alimentos disponibilizada aos consumidores na orla marítima de Maceió – comercializados por ambulantes ou em bares, restaurantes e barracas de praia – também passou por uma minuciosa inspeção dos fiscais da Visa”.

“Muitas dessas pessoas se tornam vendedores ocasionais de alimentos, apenas quando há festividades pontuais, como o carnaval. Nesses casos, redobramos a atenção e as orientações, para que as regras sejam cumpridas”, frisa o coordenador da Inspetoria de Alimentos da Visa de Maceió, Geovane Pacífico.

Além dos alimentos, os inspetores estenderam o trabalho de fiscalização sobre os 105 banheiros químicos espalhados por toda a orla marítima, observando seu funcionamento e condições de higiene, acionando a Secretaria Municipal de Convívio e Controle Urbano (SMCCU) – responsável pelo equipamento – caso houvesse qualquer irregularidade no recolhimento de dejetos, limpeza e conservação dos mesmos.

Segundo a inspetora Maria José Lacerda, as equipes agiram primeiramente com medidas educativas, advertências e apreensão imediata caso o alimento estivesse sem condições de consumo.

“Os ambulantes são orientados, por exemplo, a colocar a maionese e o queijo que vai ser assado, dentro da parte refrigerada, para que não fiquem na temperatura ambiente e se deteriorem sob o sol, o que poderia provocar um mal-estar ou uma intoxicação alimentar”, explicou Maria. A equipe também efetuou apreensões de materiais inadequados para uso no local, como copos de vidro e uma tábua de corte de madeira.

A ambulante Rosiane Costa dos Santos aprovou as iniciativas da Vigilância Sanitária de Maceió ao declarar que essas medidas educativas deixam os ambulantes mais conscientes para manipularem os alimentos da maneira correta.


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..