Unidades de Referência mantêm ativos serviços durante o período de carnaval

17/02/2012 00:49 - Maceió
Por Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá manter, nas sete unidades de referência do município, o serviço de Pronto Atendimento (PAs) durante a folia carnavalesca – do sábado até quarta-feira – garantindo, assim, o atendimento de pequenas ocorrências em demanda espontânea da população em todas as regiões da cidade também neste período. Nas demais unidades de saúde da rede municipal o atendimento ambulatorial da atenção básica só será retomado na quinta-feira (23), após a folia de Momo.

Criado pela Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da SMS em fevereiro de 2011, o Pronto Atendimento do município vem se consolidando, na rotina da assistência de saúde, como “porta de entrada” para o atendimento básico de ocorrências como crises hipertensivas, convulsivas e alérgicas, diarreias, dores diversas – abdominais, na cabeça, no peito – vômitos, infecções urinárias, cólicas menstruais e renais, curativos de pequenos cortes e desidratação, entre outras, com a finalidade de desafogar as unidades de atendimento de urgência e emergência – como os mini pronto-socorros e o HGE – para onde estão sendo encaminhados, através do Samu, apenas os casos de maior gravidade.

“Os PAs têm trabalhado de forma coordenada com as unidades do Estado, dando a assistência necessária às pessoas que precisam de um atendimento básico na própria região em que residem, sem a necessidade de grandes deslocamentos e com rápida resolução”, afirmou a diretora do DAS, Márcia Amaral.

A diretora ressalta que o serviço nas unidades de referência vem crescendo mês a mês, tanto que, no ano passado – de fevereiro a dezembro – foram registrados 64.600 atendimentos, com destaque para as unidades Ib Gatto Falcão (Colina dos Eucaliptos) e Roland Simon (Vergel do Lago), que superaram todas as expectativas, com mais de 13 mil atendimentos em 2011. Os dados de janeiro último também refletem o crescimento dessa demanda, com o seguinte registro do atendimento: PAM Bebedouro (1.160 ocorrências); US Aliomar Lins (Benedito Bentes), com 1.091 ocorrências; US João Paulo II (Jacintinho), com 881 ocorrências; US Ib Gatto Falcão (1.485 ocorrências); US Pitanguinha (575 ocorrências); US Oswaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra), com 680 ocorrências; e US Roland Simon (1.942 ocorrências), totalizando 7.814 atendimentos.

As unidades de Pronto Atendimento funcionam de domingo a domingo, inclusive feriados, das 7h às 19h, disponibilizando à população uma equipe composta por médico, enfermeira, auxiliares de enfermagem, farmacêutico e pessoal de apoio – administrativo e de serviços gerais. Cada unidade dispõe ainda de uma ambulância exclusiva para o atendimento do PA e laboratório para exames básicos, como o de diagnóstico para a dengue.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..