A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Coordenação Geral de Programas Especiais Complementares (CGPEC), vai disponibilizar 3.052 vagas para cursos profissionalizantes em 2012. As vagas serão destinadas a beneficiários cadastrados nos programas sociais da pasta. A iniciativa está inserida no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O Pronatec foi lançado pelo governo federal em outubro do ano passado e em Maceió começa a ser executado sob a coordenação da Semas, que em 2011 promoveu 70 cursos, capacitando 1.400 pessoas. Muitas delas foram inseridas no mercado de trabalho. Um dos principais objetivos dessa profissionalização é ampliar as possibilidades de inserção no mercado dos beneficiários de programas federais de transferência de renda, por meio de incremento da formação e qualificação profissional.

Serão parceiros dessa ação o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional do Comércio (Senac). Dentre os cursos ofertados estão padeiro, eletricista predial, ajustador mecânico, camareira, operador de telemarketing.

As pré-inscrições já estão abertas e podem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos: Cadastro para Pessoas Físicas (CPF) e o Número de Informação Social (NIS) da família. Os dados serão encaminhados para o Sistema Nacional de Informação e Educação Profissional Tecnológica.

Os cursos serão realizados nas duas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), uma no Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva, no Poço, e a outra no Centro de Educação Profissional Napoleão Barbosa, no Tabuleiro. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e os Cras também servirão de local para realização dos cursos profissionalizantes.