Programa combate exploração sexual de jovens e crianças em Maceió

14/02/2012 22:20 - Maceió
Por Redação

Maceió é, agora, uma das 19 cidades brasileiras que participam do programa Vira Vida, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) para promover o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Lançado nesta terça-feira (14), na Casa da Indústria, ele vai beneficiar, inicialmente, 100 jovens, que participarão de cursos de capacitação, contribuindo para a inserção social e o desenvolvimento profissional.

O objetivo do Programa é usar o mercado de trabalho para tirar crianças e adolescentes das ruas, afastando-os das condições de pobreza que facilitam a entrada na rede de exploração sexual. “Ele é resultado da grande sinergia que existe, hoje, entre o setor público e o setor privado, para garantir o bem-estar dos alagoanos”, avaliou o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

Grande parceiro da FIEA, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), o secretario Luiz Otavio Gomes recebeu uma homenagem da secretária estadual da Mulher e dos Direitos Humanos, Kátia Born. “Essa parceria entre os demais órgãos do Governo e a Seplande tem sido fundamental para o desenvolvimento de Alagoas que, entre os estados da nossa região, foi o que mais cresceu”, disse a secretária.

Em Maceió, o Vira Vida será implantado em duas fases. A primeira, de fortalecimento de parcerias, já está sendo concluída, e deve agregar ao Programa os Conselhos Tutelares, Pastoral da Criança, Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e a Base de Polícia Comunitária Selma Bandeira. Eles vão integrar a rede de combate à exploração sexual infantil, identificando os jovens que precisam de atenção, e fazendo o encaminhamento correto à assistência.

Profissionalização - A próxima fase vai englobar a realização dos cursos de formação profissional, que neste primeiro momento beneficiarão um grupo de 100 adolescentes com idade entre 16 e 21 anos. Eles poderão escolher entre duas opções de capacitação: alimentos (ofertado pelo Senai), ou assistente administrativo e operação de supermercado (ofertados pelo Senac), com início das aulas previsto para o dia 16 de março.

Durante a cerimônia de lançamento do Programa, o presidente da Federação das Indústrias (FIEA), José Carlos Lyra, falou sobre a importância de trazer essa iniciativa para Maceió, em função do potencial turístico da capital. “O Nordeste inteiro enfrenta o problema do turismo sexual, que muitas vezes envolve crianças e adolescentes. Trazer algo dessa magnitude para Maceió é provocar as autoridades a se envolverem com a causa, e trabalhar, juntas, para combater a exploração dos jovens”, afirmou.


--

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..