Alagoas já tem 22 mil agricultores inscritos no Garantia Safra

14/02/2012 20:39 - Maceió
Por Redação

O Programa Garantia Safra já tem 22 mil agricultores inscritos em Alagoas para o ano agrícola 2011-2012. O objetivo da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) é inscrever 25 mil e, assim, cumprir as cotas que foram destinadas ao Estado. As inscrições seguem até o dia 17 de fevereiro.

Em caso de perda da plantação provocada por seca ou excesso de chuva, os agricultores que fizeram a inscrição e a adesão recebem um seguro no valor de R$ 680,00.

Para discutir as metas de cada município em relação ao número de inscrições e avaliar o andamento do programa, o secretário adjunto de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho, se reuniu na última sexta-feira (10) com os técnicos extensionistas da Seagri e a coordenação do Garantia Safra em Alagoas, no município de Olho D’Água das Flores.

“Este ano, o número de inscrições foi o maior já atingido pelo Estado, graças ao empenho dos técnicos e ao investimento do governo na reestruturação do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater). Mas ainda temos uma meta a ser cumprida, e os profissionais de campo estão cientes disso”, frisou o secretário.

Ele também ressaltou a atenção dada pelo governador Teotonio Vilela ao setor agropecuário. “Todos os anos o governo do Estado faz adesão ao Garantia Safra, pois o governador entende a importância disso para os pequenos produtores. O número de inscrições, que já chega a 22 mil, é resultado do investimento no serviço de Ater”, explicou José Marinho.

Segundo o coordenador do Garantia Safra em Alagoas, José Antônio dos Santos, depois do dia 17 de fevereiro, haverá a homologação das inscrições. Em seguida, os agricultores que tiverem suas inscrições homologadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) recebem um boleto de R$ 6,80 – equivalente a 1% do valor do seguro – que deve ser pago até o dia 31 de março.

“Assim, ele garante sua adesão e está seguro contra perdas da plantação”, comentou José Antônio dos Santos. O Garantia Safra cobre as culturas de feijão, milho, algodão, arroz e mandioca, desde que cultivadas nas regiões Agreste, Bacia Leiteira e Sertão. “Em Alagoas, 38 municípios estão nas regiões aptas para aderir, e este ano 35 prefeituras fizeram adesão. Foi um resultado muito importante”, acrescentou o coordenador do Garantia Safra.

Os agricultores que tiverem interesse em se inscrever no programa devem procurar os técnicos extensionistas da Seagri em seu município ou os escritórios locais da secretaria até o dia 17 de fevereiro. Outras informações pelo telefone (82) 3315-3668, das 8h às 14h.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..