Filhinhos da Mamãe sai às ruas nesta sexta-feira

10/02/2012 12:34 - Maceió
Por Redação

Completando 29 anos de folia, o bloco Filhinhos da Mamãe promete animar novamente os alagoanos. A agremiação carnavalesca, que em 2012 relembra Anilda Leão e o centenário do Quebra de Xangô, sai às ruas nesta sexta-feira (10), a partir das 0h, como parte da programação do Jaraguá Folia. A concentração começa às 20h, no Museu Théo Brandão.

A festa será animada por uma série de atrações, começando com um show de frevo. Logo depois, se apresentam o grupo Caboclinho de Barra do Camaragibe e o Boi Dragão Lajense – tudo isso ainda na concentração. Para o desfile, estão escaladas as Orquestras Monte Pio, de Penedo, e a Santa Cecília, vinda de Marechal Deodoro.

Antes de sair às ruas, porém, os foliões ainda participam do famoso concurso de fantasias, com a entrega dos troféus Folião Pedro Tarzan aos 1º, 2º e 3º lugares. “A escolha acontece por aclamação popular e essa é outra brincadeira a mais, já que temos sempre a oportunidade de assistir a ótimas performances”, conta um dos fundadores do bloco, Ronaldo de Andrade.

Como nos anos anteriores, o cortejo sai do Museu Théo Brandão, na Avenida da Paz, e vai até a Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, no Jaraguá, parando ainda na Associação Comercial de Maceió. Lá, os Filhinhos da Mamãe fazem sua apoteose com uma louvação a Alagoas – com direito até a entoação do hino e de outras músicas em homenagem ao Estado.

A folia promete arrastar uma centena de pessoas, mas, segundo Ronaldo de Andrade, o número exato é uma incógnita. “Não tenho ideia de quantos vão participar. Não temos como calcular, já que não vendemos camisas, como outros blocos. Mas, se não tiver ninguém, saímos só os fundadores e a Mamãe”, diz ele, fazendo referência à “mascote” da agremiação.

A boneca, aliás, é uma atração à parte: presente desde o primeiro desfile, ela é a grande estrela da noite e a cada ano sai às ruas com uma roupa diferente. Para esta sexta, a caracterização será inspirada em Tia Marcelina, símbolo de resistência negra e uma das maiores personagens do Quebra de Xangô. O objetivo é fazer um protesto contra a intolerância religiosa.

Parte importante do bloco, Mamãe, como é chamada por Ronaldo, é resultado de um dos personagens do espetáculo teatral Estrela Radiosa, peça da Associação Teatral das Alagoas (ATA) e que também serviu de inspiração para a própria agremiação. “A primeira Mamãe não era tão bem feita, mas, ao longo do tempo, ela foi sofrendo modificações, ou passando por cirurgias plásticas, como sempre dizemos”, brinca Ronaldo de Andrade.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..