Ex-cabo Everaldo, condenado pela morte de Ricardo Lessa, recorre ao STJ

09/02/2012 18:50 - Josivaldo Ramos
Por Redação
Image

por Josivaldo Ramos

Everaldo Pereira dos Santos, ex-cabo da Polícia Militar de Alagoas, mesmo foragido, foi julgado e condenado, durante um mutirão do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, ocorrido em 07 de novembro de 2009, pelo envolvimento no assassinato do delegado Ricardo Lessa e do motorista dele, Antenor Carlota da Silva, a uma pena de 33 anos, três meses e 23 dias de prisão em regime fechado. O crime ocorreu na noite de 09 de outubro de 1991, no Bairro de Bebedouro, onde o delegado e seu motorista foram metralhados dentro de um veículo.

Everaldo Pereira, o “Amarelo”, também foi condenado a indenizar familiares das vítimas em R$ 799 mil, por danos morais e materiais. Pena esta, assim como a pena de reclusão, também aplicada ao ex-cabo Cícero Felizardo, o Cição.

O julgamento foi presidido pelo juiz Geraldo Amorim, já na defesa do ex-cabo Everaldo, atuou o advogado Gilvan de Lisboa, tendo como representante do Ministério Público Estadual, o promotor José Antonio Malta Marques.

Na época do julgamento o juiz Geraldo Amorim ressaltou: "O delegado Ricardo Lessa foi morto porque teve a coragem de investigar as atrocidades da maior organização criminosa do nosso Estado, denominada de gangue fardada, composta de maus policiais militares. Além do crime, contra o diretor gera da Polícia Civil daquela ocasião, o que foi uma desmoralização para a segurança pública, eles demonstraram que a violência era generalizada".

A defesa do ex-cabo Everaldo Pereira, inconformada com a condenação apelou junto ao Tribunal de Justiça de Alagoas, que em julgamento ocorrido em 26 de janeiro de 2011, por unanimidade de votos, rejeitou o conhecimento da apelação, mantendo inalterada a decisão proferida pelo conselho de sentença.


Em 28 de dezembro de 2009, uma operação da Divisão Especial de Investigação e Captura (DEIC) e do 10º Distrito Policial resultou na prisão Everaldo Pereira. Que atualmente permanece preso.

Recentemente, a defesa de Everaldo Pereira impetrou junto ao TJ-AL habeas corpus a fim de discutir a dosimetria da pena, o que, em tese, não seria o instrumento jurídico adequado, contudo, o desembargador José Carlos Malta Marques, relator do HC, averbou-se suspeito em atuar no caso, determinando a redistribuição do habeas corpus, que ora fora redistribuído ao desembargador Bandeira Rios, que por sua vez não conheceu o HC, pois segundo o magistrado: “não se pode tomar conhecimento deste Habeas Corpus, pois o mesmo ventila matéria típica de recurso”.

É contra a decisão do desembargador Bandeira Rios que Thiago Pinheiro, recorre através de um habeas corpus, junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ); tendo como ministro relator Vasco Della Giustina (desembargador convocado do TJ/RS), o qual negou na última segunda-feira, 06, pedido de liminar, determinando a colheita de informações junto a Justiça de Alagoas e o douto parecer do Ministério Público Federal.

Morte de Eloá Pimentel revelou paradeiro do ex-cabo Everaldo

Em outubro de 2008, Eloá Cristina Pimentel, foi sequestrada e mantida em cárcere privado pelo ex-namorado, Lindenberg Farias, o caso repercutiu em todo país e revelou o paradeiro do ex-cabo Everaldo Pereira dos Santos, que na época era considerado fugitivo da Justiça.

Em São Paulo, o ex-cabo, foragido da justiça, usava o nome de Aldo José da Silva, sendo descoberto após sofrer um mal súbito e ser socorrido. Após a descoberta do seu paradeiro, uma equipe de delegados chegou a se deslocar a São Paulo para tentar prendê-lo, porém sem sucesso.

Everaldo Pereira voltou a foragir e desta feita escolheu Alagoas como seu refúgio, sendo finalmente capturado após uma denúncia anônima.


 

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..