No século da era virtual, crianças, jovens e adultos precisam estar à frente do desenvolvimento virtual no mundo da comunicação, estudos e entretenimento. Pensando nesse contexto a Secretaria Municipal da Infância e Juventude escolheu o bairro Roberto Correia de Araújo para instalar a primeira unidade de telecentro comunitário de União dos Palmares.
Inaugurado no mês de outubro do ano passado, a unidade conta com 11 máquinas conectadas com a internet, onde dois instrutores capacitaram durante os últimos dois meses mais de 90 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. As aulas foram oferecidas gratuitamente e lá a comunidade pode ter os cursos de Linux Metasys e digitação.
Na noite de quarta-feira, dia 1º, aconteceu a cerimônia de entrega dos certificados para os concluintes que contou com a presença do vice-prefeito Adeildo Sotero, do secretário da Infância e Juventude, Luiz Neto e do vereador Elvinho. Os certificados foram entregues a todos os que estiveram presentes no momento.
Falando em nome do prefeito Areski Freitas, o vice-prefeito parabenizou aos concluintes, falou da importância da capacitação profissional e afirmou que esta deve começar desde cedo. “É gratificante saber que todo o investimento que a prefeitura tem feito para trazer cursos profissionalizantes gratuitamente para a sociedade tem tido resultados”, disse Sotero.
O secretário Luiz Neto também parabenizou aos formandos. “O telecentro será estará de portas abertas para atender a todos, tirar dúvidas, acessar a internet e para qualquer consulta aos técnicos”, disse. Ele comentou ainda sobre a importância de ser lutar para manter o telecentro aberto e funcionando no bairro nos próximos anos. “A sociedade precisa estar de mãos dadas com o governo para manter o trabalho em dia”, frisou Luiz Neto.
Ainda para comemorar a conclusão da primeira turma do telecentro foi sorteado um computador desktop entre os alunos. A ganhadora foi à jovem Karinna Ventura da Silva, que reside no Roberto Correia de Araújo e estuda na Escola Carlos Gomes de Barros.