Ao lado de Luciano Barbosa, Célia Rocha lança candidatura

03/02/2012 07:33 - Maceió
Por Redação
Image

Agora é oficial. Numa coletiva realizada no município de Arapiraca, contando com a presença do atual prefeito municipal, Luciano Barbosa (PMDB), entre outros líderes municipais, a deputada federal Célia Rocha (PTB) lançou oficialmente sua candidatura à prefeita da cidade, cargo ocupado por ela durante oito anos, entre 1996 e 2004.

Quem abriu a coletiva foi o atual prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, que além de confirmar o nome de Célia Rocha, também falou sobre o antigo candidato, o seu secretário municipal Ricardo Teófilo, que no início do ano era o nome de consenso para concorrer ao cargo.

“Desde o começo nós queríamos o nome de consenso das forças políticas de Arapiraca. O Ricardo Teófilo já mostrou o quão é capaz de trabalhar em favor do município, mas nesse período de negociações aconteceram algumas divergências, que fizeram a gente mudar o caminho e escolher a Célia, que todo mundo aqui em Arapiraca já sabe como trabalha e representava município na câmara federal”, disse.

Desde o início do ano Luciano Barbosa trabalha para confirmar um nome forte para substituí-lo no Executivo Municipal. Nos primeiros dias do ano reuniões foram realizadas com o objetivo de evitar qualquer tipo de “brigas” por conta das candidaturas dos irmãos Ricardo e Rogério Teófilo, que seriam rivais no pleito.

Sobre esse processo e a mudança de candidato, escolhendo o nome de Célia Rocha, o prefeito foi taxativo, além de falar da pressão da população pela escolha de um nome. “Acima de qualquer interesse político está o interesse do povo de Arapiraca. Nós temos o segundo colégio eleitoral e as pessoas aqui sabem muito bem o que querem e reconhecem quem trabalha e não trabalha. Não estamos fazendo campanha aqui, mas diante da pressão da população, nós tivemos de confirmar o nome e deixar claro os motivos para essa escolha”, afirmou o prefeito.

Célia Rocha por sua vez, fez questão de lembrar o tempo em que esteve à frente da prefeitura municipal e destacou o trabalho que vem realizando pelo Estado. “Diante das últimas críticas e notícias que estamos vendo sobre o nosso trabalho e essa situação com relação à candidatura, eu lembro das votações no município e também para a Câmara Federal. O trabalho foi feito e não está terminado, ainda tem muito pela frente”, disse a deputada federal e agora candidata à prefeitura de Arapiraca.

Durante a reunião que contou com vários líderes políticos de toda Alagoas, Célia Rocha fez questão de confirmar o seu apoio, ainda como deputada federal a esses futuros candidatos, garantindo a presença dos mesmos durante a sua campanha.

Ricardo Teófilo não quis causar embaraço?

"É um cara preparado e passou por cargos importantes na Prefeitura", argumentou Célia. "Não está aqui, meus amigos, porque não quis causar nenhum embaraço (político) neste momento importante", emendou a líder que, quase oito anos depois, quer ocupar a cadeira do atual prefeito.

Noutro momento de sua apresentação, Célia disse que seu grupo político até entendeu que "Rogério se sentia contemplado" com uma eventual indicação do irmão dele para ser anunciado, nesta sexta-feira, pré-candidato à Prefeitura do município que mais cresce no interior das Alagoas.

Não é o que parece ter acontecido, razão pela qual Célia enviou "beijos" ao Ricardo e esposa (ela é médica alergologista), e estendeu o tradicional afago aos demais integrantes da família Teófilo, liderada pelo educador Moacir Teófilo. "Eu lamento, mas política tem dessas coisas".

O recado apimentado do prefeito Luciano Barbosa

Quando ainda insistia na ideia de que o nome de Ricardo Teófilo seria consenso entre suas pretensões e as do alcaide municipal, Célia deu ligeira pausa no pronunciamento para ouvir Luciano Barbosa (PMDB) sapecar o seguinte: "Célia Rocha é uma pessoa agregadora".

Analistas da política local - e estadual também - analisam a frase como um recado ao atual vice-prefeito Rogério Teófilo. Este, por sua vez, esperava apoio dos amigos Luciano e Célia para pavimentar seu caminho ao Centro Administrativo Antônio Rocha (Antônio é o pai de Célia Rocha!).

Até ontem à noite, apurou o Blog que Rogério, atual secretário estadual de Articulação Política, mantinha sua pré-candidatura à Prefeitura de Arapiraca com o apoio do governador Teotonio Vilela e dos integrantes do PSDB, agremiação em que está abrigado depois de sair do PPS.

Posicionamento de Rogério Teófilo e interesses "coletivos"

Aguarda-se, pois, pronunciamento à imprensa do Rogério Teófilo. Se não o fizer com rapidez, corre o risco de assistir à debandada das lideranças - que dizem lhe dar apoio - para os braços do grupo que está com acesso ao cofre que alimenta boa parte da máquina chamada Município de Arapiraca.

Na tentativa de ampliar os dissabores e as discórdias entre os que comumgam da cartilha política governista em Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa (eleito em 2000 depois de ser secretário de Saúde) disparou: "Acima do compromisso político, está o interesse de Arapiraca".

O pronunciamento seguido de entrevista coletiva foi transmitido pelas emissoras de rádio de Arapiraca (não sei se todas estavam lá) e retransmitido por duas emissoras AM e FM da capital através das quais os senadores Renan Calheiros e Fernando Collor podem ter se conectado ao discurso.

Campanha também em prol de aliados em outras cidades

De acordo com a deputada, os dois parlamentares tiveram papel decisivo em sua decisão de, mais uma vez, demonstrar intenção de disputar a eleição local. Ela acredita que eles dois vão dar apoio aos prefeitos - e candidatos a prefeito - que lhe arranjaram votos na eleição de 2010.

Sentado à direita da parlamentar estava o ex-vereador Mário Silva, pré-candidato em Santana do Ipanema. Diante dela e do prefeito, havia lideranças de diversos municípios agrestinos e sertanejos. "Se houver necessidade de minha presença, marcarei presença em suas cidades", prometeu.

Leia no Blog do Maikel Marques - Célia Rocha manda beijos à família Teófilo e confirma pré-candidatura

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..