Corpo de Bombeiros implanta sistema de projetos online

30/01/2012 21:44 - Brasil/Mundo
Por Redação

Disponível na internet desde novembro de 2011, o Sistema de Acompanhamento de Projetos de Segurança do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (Saps/CBMAL) une pioneirismo e agilidade para facilitar a gestão da instituição e a vida do contribuinte, que, a partir de agora, poderá saber pela web a situação atual de seu projeto de segurança contra incêndio.

Com a inovação, o contribuinte não precisará mais comparecer várias vezes à sede da Diretoria de Serviços Técnicos (DST), como acontecia antes. O comparecimento agora acontece apenas na abertura do processo para a entrega de documentos comprobatórios, tornando o processo mais rápido e fácil e contribuindo para o avanço da corporação.

“O sistema proporcionou economia de papel, remanejamento de pessoal para o trabalho externo de fiscalização, controle interno dos projetos e aumento da segurança nos estabelecimentos, já que agora tudo ficou mais fácil”, ressaltou o chefe da Seção de Estudos e Projetos da DST, major Reinaldo Moura, frisando ainda que o sistema tem contribuído para o aumento da arrecadação.

Em menos de dois meses, o CBMAL já arrecadou aproximadamente R$ 100 mil – a média dos meses de dezembro e janeiro de anos anteriores era de R$ 60 mil. Segundo o major, o sistema também possibilitou várias melhorias no cotidiano da corporação, diminuindo ainda o número de contribuintes na sede da DST.

Há cerca de quatro anos o Corpo de Bombeiros possui sistema para projetos, mas sem o mesmo suporte ofertado pelo Saps. Com a novidade, o contribuinte passa a receber, a partir do momento que abre seu processo, todas as informações por e-mail. Entre esses dados, estão pendências, laudos e o próprio certificado de aprovação, que é gerado automaticamente assim que todas as etapas do processo são concluídas e aprovadas.

Apesar de não ser mais assinado, o certificado ainda deve ter sua autenticidade comprovada por meio do sistema no site da corporação. Para possibilitar aos bombeiros vistoriantes a prática deste tipo de consulta e a realização de notificações e aprovação de vistorias no próprio estabelecimento, o CBMAL está adquirindo cinco tablets, espécie de computador de mão.

Além disso, o sistema está programado para gerar cartas quando os certificados de aprovação tiverem seus prazos de validade vencidos, o que ocorre após um ano. Os documentos serão endereçados aos proprietários dos estabelecimentos, devendo os mesmos comparecerem à diretoria para a renovação.

Com as novidades, Alagoas já é o Estado mais rápido em emissão de pequenos projetos, sendo pioneiro na implantação de um sistema como o Saps. De acordo com o major BM Reinaldo, outros estados possuem apenas sistemas simples para este tipo de acompanhamento, existindo inclusive algumas corporações que contratam empresas privadas para implantarem o serviço.

Os contribuintes podem acessar o sistema no endereço eletrônico www.bombeiros.al.gov.br/csat, onde é possível obter 2ª via de boletos, relação da documentação necessária para abertura de projetos e ainda tirar as dúvidas, sendo um canal de comunicação entre o contribuinte e a corporação.

O Saps foi desenvolvido pelo 1º tenente BM José Tenório de Barros e pelos soldados BM Fernando Galvão, Roumerito Melo e Tiago Bulhões, militares do Centro de Tecnologia em Informática e Informação que possuem graduação na área.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..