Eleições 2012: Oposição não consegue se unir em União dos Palmares

28/01/2012 18:38 - Josivaldo Ramos
Por Redação
Image

por Paulo Veras

A oposição em União dos Palmares terá um grande desafio nas próximas eleições. Isso porque o prefeito Areski Freitas (PTB) não pode ser candidato a re-eleição e deve lançar um nome de peso para sucedê-lo, o ex-governador Manoel Gomes de Barros (PSDB). Mano deixou o governo de Alagoas em 1998, após perder a eleição daquele ano para Ronaldo Lessa. Mas em União, sua influência política nunca se perdeu em todos esses anos.

Fato é que enquanto o nome de Mano é ventilado pelo governo municipal, a oposição aparece fragilizada. O recém formado PSD, sob liderança do deputado federal João Lyra, tem como pré-candidato o médico Beto Baía. Já o PDT de Ronaldo Lessa pavimenta o nome do ex-petista Emanuel Paulo. Ambos defendem a necessária unidade do grupo de oposição em público, mas em privado não abrem mão de suas candidaturas a prefeitura, o que gera o impasse entre os grupos.

Os dois estiveram unidos na última campanha municipal, em 2008, como candidatos a prefeito e vice, respectivamente. Mas o interesse de ambos em ser cabeça de chapa resultou em atritos que podem ter sido responsáveis pela derrota de ambos para o prefeito Kil. Em 2010, Beto Baía abriu mão de uma candidatura a deputado estadual – à época pelo PP. Como membro da coligação “Frente Pelo Bem de Alagoas” ele fez campanha para o governador Teotônio Vilela Filho (PSDB), juntamente com o ex-governador Mano, seu atual adversário.

Estou no twitter: @pjveras
 

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..