Dados do IPEA apontam que dos 27,9 mil docentes do Estado, 15,3 mil não tem formação
Formação continuada, centro de tecnologia e maior percentual de aumento salarial no Estado em 2011, são algumas das ações realizadas pela prefeitura de Boca da Mata para deixar o município fora das estatísticas apontadas pelo IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, cujo levantamento mostrou que 45% dos professores das redes pública e privada em Alagoas não têm nível superior.
Em Boca da Mata, a situação é bem diferente. Dos 240 professores do quadro efetivo, todos têm formação superior; quase metade tem pós-graduação e alguns já fazem curso de mestrado. Além da formação universitária, a prefeitura possui um centro de formação tecnológica, que visa ampliar o conhecimento dos professores por meio de cursos, palestras, apresentando aos docentes as novas tecnologias que vêm sendo aplicadas nas escolas do município.
A pesquisa realizada pelo IPEA, chamada "Presença do Estado no Brasil", apontou que dos 27,9 mil docentes do Estado, 15,3 mil não tem nível superior. Segundo a vice-presidente do Sinteal-AL Maria Consuelo Correia, isso se deve a falta de políticas públicas de formação e valorização do professor.
Em Boca da Mata, a valorização do professor começa desde o incentivo à formação por meio do Plano de Cargos e Carreiras e a estrutura de formação e aperfeiçoamento disponibilizada pela prefeitura, ao maior percentual de reajuste salarial do Estado, na ordem de 15%, até o quarto maior salário dentre todas as prefeituras de Alagoas.
Em 2011, os professores começaram a receber formação tecnológica, uma vez que o município implantou a “Sala Interativa”, que são as salas de aula mais modernas do Brasil. Segundo o prefeito José Tenório, a valorização do professor bocamatense é evidente.
"O professor é peça-chave na formação de uma sociedade melhor. Em todos os aspectos, os professores de Boca da Mata têm motivos de sobra para se orgulhar. Formação e aperfeiçoamento, condições ideais de trabalho, as melhores salas de aula do Brasil, salários dignos. Isso tudo reflete na hora de lecionar, e os alunos da rede municipal é que são os maiores beneficiados", frisou o prefeito.
Na última quarta-feira (25), o prefeito José Tenório foi homenageado pela Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos de Alagoas (Jorgraf) no Anuário Destaque Empresarial 2011 na categoria Gestão Pública pelos investimentos feitos na educação do município nos últimos anos.