Visando oferecer um atendimento mais rápido e eficaz aos banhistas e promover a melhoria das condições de trabalho dos Guarda-Vidas (GV), militares do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) iniciaram no início desta semana a reforma do posto de observação, localizado na praia de Jatiúca, nas proximidades do posto 7.
Entregue na época da revitalização da orla marítima de Maceió, o posto chegou a ser ocupado pelos militares do GSA, porém devido à falta de segurança durante o período noturno, vândalos invadiram o local e o serviço dos GV passou a ser realizado em um posto móvel, nas proximidades do hotel Ritz lagoa da anta.
Segundo o Capitão BM Francisco Leopardi, oficial que está respondendo pelo subcomando do GSA, a nova base proporcionará um avanço no atendimento aos freqüentadores da praia, e ainda melhorias das condições de serviço dos GV. “Agora os GV terão uma visão privilegiada da praia e o apoio necessário, contando uma nova estrutura hidrossanitária e um local para guardar os materiais”, explicou o oficial, enfatizando a dedicação e o empenho dos militares do GSA em trabalharem voluntariamente na reforma do posto, inclusive em seus horários de folga.
O posto entrou em funcionamento nesta quinta-feira, 26, e a partir de agora o serviço terá uma melhor estrutura, que será preservada através de parceria com a barraca 7 Reis, que disponibilizará segurança, e com a Polícia Militar que possui um boxe próximo ao posto. Há também um projeto de instalação de câmeras, o que garantirá a segurança do local e dos materiais operacionais utilizados no serviço.