O Banco do Nordeste e o Consórcio de Desenvolvimento da Região do Ipanema (Condri) firmaram parceria para aplicação de R$ 20 milhões em projetos que beneficiarão 11 municípios do médio sertão alagoano: Santana do Ipanema, Canapi, Poço das Trincheiras, São José da Tapera, Olivença, Senador Rui Palmeira, Pão de Açúcar, Ouro Branco, Palestina, Carneiros e Maravilha.
Os recursos são do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Do total, R$ 13,2 milhões já foram depositados no Banco do Nordeste, na Agência de Santana do Ipanema, para execução dos projetos, voltados para construção de cisternas e apoio à atividade de ovinocaprinocultura. O BNB será a instituição financeira administradora dos recursos e também atuará na realização das atividades, por meio de seus agentes de desenvolvimento e gestores locais.
A parceria foi celebrada entre o Superintendente Estadual do BNB em Alagoas, José Expedito Neiva Santos, e o presidente do Condri, Gildo Rodrigues, atual prefeito de Poço das Trincheiras, durante a Feira dos Municípios Alagoanos, promovida pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
Desenvolvimento
Para o superintendente Expedito Neiva, a parceria trará desenvolvimento para a região, na medida em que realizará ações de convivência com o semiárido, a exemplo da construção de cisternas para aproveitamento da água da chuva, que pode ser utilizada na alimentação animal e na agricultura. Além disso, Neiva destaca o impulso que os projetos darão à ovinocaprinocaprinocultura no médio sertão alagoano, pois os recursos serão destinados a cursos de capacitação dos produtores e ao próprio custeio das atividades.
O presidente do Condri, Gildo Rodrigues, ressalta a importância do convênio com o MDS e o apoio que o BNB vem dando para a região, tanto com o crédito como na realização de novas parcerias. Ele informa que, inicialmente, cerca de 2 mil famílias serão beneficiadas, mas afirma que a expectativa é captar mais recursos para dobrar ou triplicar o número de contemplados.