A Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp) propôs a inserção do projeto de estruturação da Perícia Médica na linha de projetos voltados para a modernização da Gestão Pública, do Banco Mundial (Bird), nesta segunda-feira (23).

A pauta é importante por atender a todas as pastas e colaborar, de forma preventiva, já que 10% dos servidores públicos se afastam, anualmente, de suas atividades por conta de problemas de saúde ocupacionais. De acordo com a secretária adjunta da Segesp, Ricarda Calheiros, o projeto atende à reestruturação do sistema de Perícia Médica, com uma sede que possa otimizar a Saúde Ocupacional do Estado, com sistema integrado entre as secretarias, equipamentos que possam amenizar e diagnosticar, de forma mais eficaz, os problemas ocupacionais recorrentes entre os servidores.

“Já demos início no ano passado com o lançamento de uma cartilha e com palestras com representantes das unidades setoriais de Gestão de Pessoas. Agora, pensamos em ampliar este trabalho e avançar um pouco mais na questão”, explica.

A linha de Modernização da Gestão Pública faz parte de uma série de ações que devem ser desenvolvidas pelo Governo do Estado, com o apoio do Banco Mundial, por meio do Projeto de Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva (Prepi). E assim, foram estabelecidos cinco grupos de Ações: Gestão de Recursos Humanos, Desenvolvimento de carreira dos funcionários públicos, Gestão Integrada do patrimônio, Atendimento aos Cidadãos e Tecnologia da Informação e Comunicação (TEC).

Em Gestão de Recursos Humanos, estão previstos Análise funcional das Secretarias de Estado priorizadas no desenvolvimento de planos de recursos humanos e a o uso do seu sistema de informação. Para o Desenvolvimento de Carreira deve acontecer a formulação e implementação do novo modelo de gestão pedagógica da Escola de Governo e a reforma do prédio sede.

Na Gestão Integrada de Patrimônio, a melhoria fica por conta da Formulação e inplementação do modelo de gestão integrada do patrimônio, incluindo protocolos, processos e sistema; além da potencialização do inventário patrimonial móvel, semovente e imóvel do Estado. No Atendimento ao Cidadão, a Segesp e o Banco Mundial vão formular um novo modelo de gestão nas Centrais de Atendimento, melhorar e expandir as Centrais de Atendimento Fixos e implementar a Central de Atendimento Móvel.
Para estes projetos a estimativa inicial de investimento é de US$ 8,5 milhões. Estes recursos serão financiados pelo Banco Mundial, destinado à parte social do programa Alagoas Tem Pressa. “Toda esta parceria é fruto de um estudo, feito pelo Bird, sobre a estrutura de nosso programa. E confesso à equipe técnica do Banco que temos pressa sim. Afinal, passamos 30 anos à deriva desses indicadores sociais”, conclui o governador Teotonio Vilela Filho.