O edital de seleção de 20 Organizações Não Governamentais (ONGs) de Alagoas para desenvolver projetos comunitários de intervenção na área de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/AIDS) e assistência às pessoas portadoras do vírus HIV, elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL), foi prorrogado até 29 de fevereiro.
O comunicado foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (23). O objetivo da prorrogação, com base em pareceres emitidos pelas áreas técnicas, é o de “possibilitar melhor articulação entre as organizações proponentes e parceiras para construção das propostas a serem enviadas para esse processo seletivo”.
De acordo com Fátima Rodrigues, coordenadora do Programa Estadual de HIV/AIDS, o programa tem como meta reduzir a incidência das doenças, focando a prevenção, a assistência às pessoas portadoras, além de fortalecer o controle social, por meio do aporte de recursos financeiros. Para isso, as ONGs terão que apresentar projetos que tenham como atuação a promoção de práticas sexuais seguras, a atenção às pessoas vivendo e/ou convivendo com HIV/AIDS e a promoção dos direitos humanos.
Todos os projetos terão que direcionar sua linha de ação para o público LGBT e HSH, mulheres em situação de vulnerabilidade, jovens e idosos, profissionais do sexo masculino e feminino, trabalhadores do setor canavieiro, homens com baixa escolaridade, caminhoneiros, quilombolas e pescadores, crianças expostas ao vírus HIV, indígenas e autistas.
Inscrições – As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de fevereiro, por meio de sedex ou de uma carta registrada, a ser enviada ao Programa Estadual de DST e AIDS da Sesau. As correspondências devem ser remetidas para a Avenida da Paz, nº. 1068 – Jaraguá, Maceió/AL/CEP: 57.025-050, com a identificação no envelope “Seleção de projetos 2011”.