As fortes chuvas deste final de semana causaram pequenos estragos na capital alagoana. Ao total foram nove ocorrências ocasionadas pelas chuvas, sendo cinco nesse domingo (22). As mais graves foram deslizamentos de barreiras que danificaram duas residências: uma no Vale do Reginaldo e a outra na Chã do Bebedouro. Porém, não houve vítimas.
Segundo o coordenador de Operações do Corpo de Bombeiros, capitão Marcos Paulo Seara, os bombeiros atuaram em ocorrências consideradas normais. Ainda segundo o capitão, a Defesa Civil Estadual não recebeu nenhum pedido de ação por parte dos municípios. Por isso, a Defesa Civil Estadual não atuou diretamente já que ela só pode agir quando a Defesa Civil dos municípios não conseguem contornar o problema.
Para o coordenador do Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil de Maceió, Paulo Noronha, os danos eram previstos devido ao aviso meteorológico divulgado pela Diretoria de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). “Por isso, os danos foram mínimos”, disse. O coordenador ressaltou que existem vários pontos de riscos iminentes que estão sendo informados às famílias, mas não entrou em mais detalhes.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) continua em alerta para o caso de ocorrência de mais chuva no Estado, já que a previsão para os próximos dias é de chuva. O alerta se dá principalmente nos municípios que não possuem uma Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) estruturada.
Além disso, todas as ocorrências devido às fortes chuvas na capital alagoana que estão sendo recebidas pela Cedec estão sendo repassadas para a Comdec de Maceió para que tomem as providências técnicas cabíveis. Como o alerta de chuva foi dado para todo o litoral alagoano, a Cedec está aguardando a resposta dos municípios a respeito da situação em decorrência da chuva.
Qualquer ocorrência operacional envolvendo deslizamento de barreira, acidentes de trânsito, quedas de árvore, entre outras, devem ser informadas ao Corpo de Bombeiros através do telefone 193 ou para a Defesa Civil Estadual através do contato 3315-2822.
BALANÇO – O Sistema de Gestão Operacional Unificado do Corpo de Bombeiros registrou um total de 53 ocorrências neste final de semana. A maioria delas no sábado: 29 no total. O recordista de ocorrências é de acidentes de trânsito, com 17 no total. Riscos iminentes de queda de árvores, atendimento a mal súbito, insetos agressivos, incêndios e até um afogamento – mesmo com as fortes chuvas – foram registrados no sistema.