Universidade Pública ou Particular onde está a diferença?

21/01/2012 06:26 - Direito do Consumidor
Por Redação

Amigos, hoje peço desculpas a todos, mas falarei sobre o ensino público e particular, pois tenho uma opinião um pouco divergente de muitos colegas e com o resultado do Exame de Ordem merece uma reflexão.

Corriqueiramente observo uma exaltação ao ensino público, como se ali estivesse o modelo a ser seguido por todas as faculdades e universidades do Brasil, quando na verdade acredito que os números escondem uma realidade.

Como dizem na Bahia, "tenho moral” para falar dos 02 ensinos, pois fui aluno da UFBA (Universidade Federal da Bahia), UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e do CESMAC (Centro de Estudos Superior de Maceió), logo tenho conhecimento de causa para expressar minha opinião.

A diferença no resultado do Exame de Ordem é feito no processo seletivo para o ingresso na Faculdade/ Universidade e só, por que digo isso? Digo isso, porque os melhores alunos das escolas, públicas e privadas preferem o ensino público ao privado.

Sou professor faz alguns anos e me orgulho da profissão que exerço com muito amor e dedicação, sempre fiz porque gosto, acho essencial o contato com os alunos, a sala de aula, o estudo, enfim todas as atividades que levam ao exercício da profissão. É cediço que todos que seguem o magistério não podem fazê-lo pelos grandes salários e sim pela devoção e aptidão. Muitos se dedicam a fazer da docência sua vida e acabam tendo jornadas excessivas e lecionando em diversas instituições.

Em qualquer profissão temos que investir na nossa carreira e nesse caso temos que fazer especializações, mestrados, doutorados e pós doutorados. A busca pelo conhecimento é um dos melhores sentimentos que podemos ter, a leitura é muito válida, seja boa ou seja ruim, cada um tem o seu parâmetro do que é bom e do que é ruim.

Bom, quando fui aluno das Universidades Federais (UFBA e UFAL), me deparei com uma total falta de estrutura, me deparei com bibliotecas grandes, mas sem livros atualizados, me deparei com professores preparados, mas sem motivação, me deparei com professores com excelentes currículos, mas sem nenhuma aptidão para lecionar e também me deparei com professores em início de carreira com um projeto de aula dos melhores, com estes aprendi além da matéria como preparar uma aula, o que é importante para o aluno naquele momento e como se preparar para entrar nessa carreira das mais difíceis

Na universidade pública o aluno temos excelentes professores com pouco currículo, e temos excelentes currículos com pouca aptidão para a docência, os que conseguem agregar as duas coisas, como o meu amigo Welton Roberto, são raros e merecem ser louvados, exaltados e destacados.

O aluno da Universidade Federal tem o seu diferencial no processo seletivo, durante o seu curso a maioria dos professores cobram muito nas suas provas o que eleva ainda mais o nível dos alunos, porém isso não garante que os mesmos tiveram as melhores aulas, tiveram os melhores ensinamentos, sabemos que muitas vezes essas notas ocorrem fruto do esforço individual de cada aluno.

Muitas vezes a Faculdade particular não investe no seu professor o que para mim é o maior erro, pois a qualificação desse profissional eleva o nome da instituição. O corpo docente tem que estar motivado para que possa repassar seus ensinamentos para o aluno, quanto mais conhecimento o professor possui, mais o aluno irá abstrair.

Nesse contexto surgiu o Exame de Ordem para tentar barrar a escalada das Faculdades/Universidades que não oferecem um ensino de qualidade, o Exame de Ordem é um sucesso e depois da decisão do Supremo a qual já comentei aqui, a tendência dele é se expandir para outros cursos como Medicina e Engenharia.

As críticas ao ensino particular muitas vezes atingem o professor que não teve condições de continuar se especializando, mas que consegue transmitir aos seus alunos muitos conhecimentos, esse professor existe em todas as instituições.

Temos também aquele professor que se utiliza da estabilidade para não se esforçar em passar os seus ensinamentos. Aqueles que só fazem cobrar de forma excessiva, para esses eu sempre disse que, cobrar sem ensinar não é ser bom é ser irresponsável, pois atribui ao aluno o fracasso em caso de reprovação.

Repito, falo com conhecimento de causa, não estou dizendo que na Particular tem os melhores professores, quem disser isso será leviano, estou afirmando que os professores de um modo geral se equivalem e escrevo esse post pois os meus colegas merecem uma atenção maior, uma vez que é muito fácil exaltar o ensino público e bater no privado.

1. Faculdade de Direito de Alagoas – FDA/UFAL 51,56%
2. Faculdade de Alagoas – FAL: 36,00%
3. Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC: 24,81%
4. Faculdade de Ciências Contábeis - Maceió – SEUNE: 23,21%
5. Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca – CESAMA: 17,72%
6. Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió – FAMA: 17,14%
7. Instituto de Ensino Superior de Alagoas – IESA: 13,46%
8. Instituto Maceió de Ensino e Cultura – IMEC: 12,12%
9. Faculdade de Ciências Jurídicas de Alagoas – FCJAL: 4,17%

Twitter: @MarceloMadeiro

E-mail: marcelomadeiro@gmail.com

Facebook: Marcelo Madeiro

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..