Dando sequência ao “Projeto Identidade”, o ator Licurgo Spinola voltou a Maceió para realizar mais uma oficina teatral com os adolescentes do Programa Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade (LA/PSC). Na quinta-feira (19), o ator se encontrou com os técnicos do LA para discutir os preparativos das próximas atividades e aproveitou o momento para convidá-los a participar de outra oficina, apresentada e produzida por eles mesmos. A reunião aconteceu na sede do LA, na Rua Raul Ramos, nº 1, Poço.

“Estamos vivendo num estado violento e a arte pode transformar a vida de jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, transformando-os em cidadãos conscientes”, disse o secretário municipal de Assistência Social, Francisco Araújo, que esteve no encontro.

O ator Licurgo Spinola falou do sucesso da primeira etapa do projeto, em que os jovens e adolescentes do LA encenaram uma peça teatral – destacando um folguedo popular local, o bumba-meu-boi. “Vamos trabalhar na criação de um bumba-meu-boi que possa ser inserido profissionalmente nos concursos locais, já que Maceió é a terra do boi de carnaval”, ressaltou ele.

Segundo Licurgo, desta vez, serão duas oficinas realizadas de forma simultânea: uma produzida pelos adolescentes assistidos e outra com os servidores do programa. O resultado também será uma encenação artística.

Incentivo

A proposta dessa iniciativa é fazer da arte um suporte para um trabalho de inclusão social desses meninos e meninas. Atualmente, são 290 adolescentes assistidos pelo LA/PSC. São promovidas ações de resgate da cidadania, que incluem diversas vertentes, a exemplo da cultura, que vem conseguindo envolver os jovens nessa meta.

O corpo técnico dos programas Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade é formado por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e orientadores comunitários, além do coordenador do LA, Iury Calheiros.