Maus-tratos de animais: entidades se reúnem para cobrar punições a agressores

20/01/2012 09:28 - Maceió
Por Redação
Image

“O destino dos animais é muito mais importante para mim do que o medo de parecer ridículo”. É com a essência da frase do pensador Émile Zola que várias autoridades se reuniram na manhã desta sexta-feira (20), na Assembleia Legislativa do Estado. Políticos, representantes do Neafa e de ONG’s usaram a bancada para pedir mudanças na legislação estadual e federal para garantir que os maus-tratos contra animais sejam rigorosamente punidos.

Diante de diversos maus-tratos praticados contra os animais, como também em atenção às manifestações que vêm ocorrendo em todo país, o Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa), por intermédio de sua presidenta, Cristiane Leite, juntamente com a vereadora Heloísa Helena (PSOL) e o radialista Moreira da Silva, realizaram um debate com o intuito de promover à consciência nas pessoas, como também irá levar a discussões acerca da crueldade contra os animais. O fundador do Neafa, Ismar Gato, também esteve presente na audiência.

Na oportunidade foi apresentado o Projeto de Lei para a regulamentação de transporte de cargas com animais. O professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Pierre Barnabet, que tem um projeto com equinos lembrou a importância do debate.

“Estou aqui representando esses animais, mesmo com o projeto Carroceiro Legal, presenciamos muitos maus-tratos, o que queremos acabar. Se uma pessoa tem capacidade de maltratar um animal, com certeza irá fazer mal a qualquer ser humano. Há muito preconceito com essa causa, porque as pessoas questionam também as crianças que estão nas ruas abandonadas, dos idosos. Temos que perceber que a raiz dessa violência é igual”, disse.

Conforme a presidenta do Neafa, Cristiane Leite, esta audiência tem como objetivo conscientizar a população e minimizar os maus-tratos. “É tão complicado as pessoas conseguirem fazer um Boletim de Ocorrência, imagina quando é para denunciar crimes contra animais. Não temos leis específicas e nem delegacias especializadas nesse crime. Estamos aqui para pedir às autoridades que dêem mais atenção a cada caso para enquadrar as pessoas que maltratam os animais”, lembrou.

Para a vereadora Heloisa Helena, conhecida nacionalmente por abraçar as causas dos animais, lembrou que em Alagoas houve uma antecipação da Manifestação Crueldade Nunca Mais, que será comemorado no próximo domingo (22).

“Tomei a frente para que possamos dar um basta nessa crueldade. A nossa ideia é que esse material seja disponibilizado para as escolas públicas para que as crianças possam aprender desde pequenas, que maltratar animais é crime. Esperamos que haja uma mudança na legislação e que esse crimes sejam punidos”, frisou a vereadora, mostrando ainda que já comprou diversas brigas com quem maltrata animais.

A vereadora mostrou ainda que a morte do rottweiller Lobo, arrastado pelo dono em uma caminhonete nas ruas de São Paulo, sensibilizou milhares de pessoas na internet em favor da criação de leis mais severas para punir casos de maus-tratos contra animais. Os internautas promoveram uma petição pública pedindo a criação da “Lei Lobo”.

“Sempre teve crimes contra animais, mas nos últimos dias, essa situação de barbárie se multiplicou. É preciso que as pessoas entendam que quem comete crimes contra animais, também pode cometer contra idosos, crianças. A raiz da violência é a mesma de quem é vulnerável fisicamente”, afirmou a Heloisa Helena.

Neste sábado

No dia 21 de janeiro, a partir das 9h será realizado nas dependências da ONG, o encontro para adoção de Cães e Gatos que estão domiciliados no local no Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa), situado na Rua Bandeirantes, 504, no bairro do Farol. Além do encontro, a ONG irá propiciar diversas atrações e distribuição de doces para as crianças.

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..