Sete entidades foram reconhecidas como aptas a participarem da eleição para composição do Conselho Estadual de Pessoas com Deficiência marcada para o dia 8 de fevereiro das 9h às 12h, na Sala dos Conselhos do Palácio República dos Palmares. A decisão é da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH), por meio da Comissão Eleitoral, destinada a analisar a regularidade da documentação das entidades inscritas para o pleito.
Foram consideradas como regulares, estando aptas a participarem da eleição para a formação do Conselho as seguintes entidades: Associação de Cegos de Alagoas – Acal, Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais – Aappe, Associação de Pais e Amigos do Autista – Assista, Família Alagoana Down – FAM-DOWN, Federação das Associações Pestalozzi de Alagoas – FASPEAL, Fundação Casa do Especial – Funcae, e Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal.
A Comissão Eleitoral não considerou apta a participar do pleito a Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas – Famecal por não atender ao requisito estabelecido na alínea “b”, III do Edital de Convocação: “Ter, estatutariamente, dentre suas finalidades, atuar na proteção e promoção da defesa e/ou promoção dos direitos e interesses de pessoas com deficiência mental, física, visual, auditiva, orgânica e múltipla”. O resultado estará sujeito a impugnações até o dia 24 do corrente mês.