A relação de amizade entre o vereador palmeirense, França Júnior (PSDB), e o Prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB), parece gerar bons frutos à cidade de Palmeira dos Índios. Após propor a implantação de outros projetos de sucesso adotados por Barbosa em Arapiraca, França Júnior quer agora que o município de Palmeira dos Índios adote o sistema de tempo integral em suas escolas.
Em Arapiraca, oito escolas do município funcionam em tempo integral. Os alunos chegam pela manhã, às 07hs, lancham no intervalo, às 10:00hs, almoçam às 12:00hs, participam de atividades esportivas durante a tarde (judô, xadrez, futebol, aula de violão, dança, etc.) além de fazer o dever de casa e de jantar. Tudo isso dentro da escola.
A ideia de Barbosa é implantar o sistema em toda a rede municipal de ensino. Originária da França, para onde Barbosa enviou sua Secretária de Educação e equipe, com o intuito de ver de perto como funciona o sistema, a ideia possibilita que o aluno ocupe o tempo que teria fora da escola com atividades extracurriculares, fora da rua e sob a orientação de professores.
Segundo França Júnior “a ideia é manter o aluno a maior quantidade de tempo possível na escola, tirando-o da rua, não só cumprindo a carga horária de ensino, como também participando e interagindo com os colegas em outras atividades”. A proposta deve ser apresentada ao Executivo palmeirense logo após a volta do recesso legislativo, em 15 de fevereiro.