Projeto da Semas resgata a vivência de antigas brincadeiras de infância

18/01/2012 21:59 - Maceió
Por Redação

Encerrando as atividades voltadas ao período de férias escolares, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou, nesta quarta-feira (18), na sede do Lar São Domingos, em Mangabeiras, uma gincana resumindo todas as tarefas executadas dentro do projeto “Solidariedade também se constrói brincando como antigamente”.

O projeto, idealizado pela diretoria de Proteção Social Básica, foi desenvolvido por adolescentes jovens do programa social ProJovem, que durante as duas primeiras semanas de janeiro, com a orientação de educadores, cumpriram a tarefa de ministrar oficinas lúdicas para as crianças assistidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) das diversas regiões administrativas da capital.

Segundo os responsáveis pelo projeto, a ideia foi promover a integração entre os dois programas, aproveitando o período de férias da criançada. O trabalho segue o modelo de uma colônia de férias, tendo como diferencial esse foco no resgate das antigas brincadeiras de infância.

Nas oficinas, as crianças de hoje puderam vivenciar momentos simples e mágicos ao mesmo tempo, como brincar de amarelinha, aprender a confeccionar pipas e outros brinquedos simples que fizeram uma infância feliz para muita gente. Além disso, essa iniciativa promoveu o fortalecimento de vínculos com a comunidade, a exemplo de rodas de conversas entre os participantes do projeto e moradores mais antigos de alguns bairros contemplados com o projeto.

Segundo a coordenadora geral dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Lívia Regina, a proposta foi permitir essa busca por coisas tão positivas no passado, que ainda podem ser vivenciadas pelas gerações atuais. “Além do resgate de memórias, com essa iniciativa foi possível agregar valores humanos, como a solidariedade, e trabalhar isso de forma integrada e divertida ao mesmo tempo”, ressaltou.

EVENTO - A gincana, que aconteceu durante todo o dia e contou com a presença dos participantes do projeto e seus familiares, teve uma programação repleta de divertidas opções de lazer, como aulão de dança, apresentações artísticas, lanche e muitas brincadeiras.

Na abertura do evento estiveram presentes a diretora de Proteção Especial Básica, Denaide Oliveira, a coordenadora geral dos Cras, Lívia Regina, a coordenadora dos Peti, Eunice Novais, a coordenadora-geral dos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Dilcilete, o chefe de gabinete da Semas, Wlisses Menezes, além de diversos profissionais da área de assistência social.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..