Vídeo produzido pela Escola Conceição Lyra é um dos 10 finalistas do 2º Festival de Literatura

17/01/2012 07:55 - Maceió
Por Redação

Relatos fortes, que impressionam pela realidade vivida em nosso país como os maus tratos aos idosos, má distribuição de renda, refletindo principalmente na educação de crianças e jovens, catástrofes ambientais, pedofilia entre outros, compõem a temática do curta “O Cidadão de Papel”, classificado como um dos 10 finalistas do 2º Festival de Literatura em Vídeo realizado no Brasil. Baseado na obra do jornalista Gilberto Dimenstein, o curta com formato musical, emociona a todos que o assistem.

Vários foram os vídeos postados, que passaram por uma primeira seleção composta por profissionais da Abril Educação. Para a grande final foram selecionados 10 curtas onde “O cidadão de Papel” é o único representante da região do nordeste.

A produção do curta, sob a direção do professor Salomão D’Luna, contou com a atuação de alunos da Escola Conceição Lyra, unidade educacional mantida pela Usina Caeté S/A, localizada no município de São Miguel dos Campos (AL).

“Ano passado, chegamos à grande final deste mesmo concurso na sua 1ª edição com o curta “Meninas da Noite”, baseado também na obra de Gilberto Dimenstein retratando a dura vida de meninas escravas da prostituição nas regiões do norte e nordeste do país. Ganhamos na categoria de Melhor Filme pelo Júri Técnico. É um grande orgulho e uma enorme responsabilidade”, ressaltou Salomão D’Luna .

Uma vida dedicada à arte - com um currículo diferenciado, Salomão D’Luna, que responde atualmente por todo trabalho de artes cênicas da Escola Conceição Lyra, teve a oportunidade de fazer alguns cursos na Escola Wolf Maya, em São Paulo, uma das mais renomadas escolas do país nesta categoria. Coleciona ainda de cursos de ator para TV, de canto e de dança, teatro de objetos e em agosto de 2011 ganhou o prêmio de melhor cantor com música inédita de sua autoria “Escuridão” no Festival de Música SESI representando a unidade Caeté S/A.

“A proposta de participação neste 2º festival, foi um novo desafio. A diretora Betânia Leite não mediu esforços em mergulharmos mais uma vez nesta nova arte. Vamos fazer Cinema! Depois de “Meninas da Noite” a responsabilidade aumenta, pois a exigência é bem maior. Exportarmos produtos de boa qualidade, mostrando a riqueza cultural alagoana”.

Júris popular e técnico. O júri popular através de votos via internet, onde o interessado acessa o site www.literaturaemvideo.com.br e podendo votar até o próximo dia 22 no curta “O CIDADÃO DE PAPEL”.

A solenidade de premiação será realizada no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza - Jardins/São Paulo no dia 16 de fevereiro, bem como será ministrado um curso de cinema, vídeo e literatura para os finalistas, diretor e elenco do curta que estarão presentes na solenidade de premiação.


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..