Eletrobras apresenta melhorias para o litoral norte

17/01/2012 13:25 - Maceió
Por Redação
Image

Técnicos da área de Operação e de Expansão da Eletrobras Distribuição Alagoas se reuniram nesta terça-feira (17), com representantes do trade turístico do litoral norte de Alagoas. A reunião foi realizada na Secretaria de Estado do Turismo, a pedido dos donos de pousadas e hotéis para ouvir da distribuidora, as ações que estão sendo implantadas para melhorar o fornecimento de energia elétrica para a região.

O assistente da diretoria de Operação, José Luiz Vavassori, apresentou as principais ações que serão realizadas, a curto e médio prazo, pela Eletrobras. Elas irão beneficiar, não somente os empresários, mas toda a população de municípios que vão de Paripueira a Maragogi. “A Eletrobras vai aportar investimentos da ordem de mais de 10 milhões de reais, para construir novas subestações, linhas de transmissão, aquisição de reguladores de tensão, religadores automáticos e bancos de capacitores. O que trará mais confiabilidade ao Sistema Elétrico”, informou o engenheiro eletricista.

Ele também falou sobre as medidas imediatas que serão adotadas antes do período carnavalesco, quando os municípios recebem mais turistas e aumentam a população, consideravelmente. “Iremos intensificar as ações de podas de árvores, localizadas próximas as rede elétricas; acelerar a lavagem dos isoladores, para retirada da maresia; divisões de áreas mais críticas, a fim de aliviar as cargas dos transformadores; e outras ações que visam à melhoria do fornecimento de energia elétrica”, antecipa.

Vavassori apresentou dados aos empresários mostrando que as constantes queimadas intensificam os problemas de fornecimento na região, além de vários abalroamentos de postes e fios pelo transporte e manejo da cana. Ações de conscientização estão sendo feitas junto aos usineiros e plantadores de cana, mas a evolução na redução dos problemas ainda não foi percebida e continuamos a conviver com esse problema apesar dos inúmeros investimentos.

Outra ação reconhecida pelos empresários é a necessidade de que tenhamos o controle das plantações de coqueiros, que por várias vezes ocasionam faltas de energia. É importante manter o espaço da rede de distribuição sem coqueiros e que tenhamos a limpeza para evitar que palhas caiam sobre a rede e gerem problemas no fornecimento de energia.

Ainda antes do carnaval, a Eletrobras irá orientar as prefeituras e os organizadores de eventos para a necessidade da realização de ligações provisórias com geradores próprios para atender as necessidades de maior carga, sem prejudicar a qualidade da energia dos demais moradores e turistas. A ideia é evitar as ligações irregulares, que também contribuem para quedas e oscilações de energia, além de aumentar os custos da empresa.

Para o superintendente de Investimentos da Secretaria de Estado de Turismo, Marcos Pradines, a reunião foi satisfatória. “Ficamos sabendo dos investimentos que a Eletrobras têm para o litoral norte e a partir de agora está criado um laço mais estreito. Nós nos comprometemos em informar todos os novos empreendimentos no setor hoteleiro para a Eletrobras”.

A empresária Corino Vard saiu da reunião com o sentimento de otimismo. “agradecemos pela disponibilidade da Eletrobras em nos atender e nos ouvir. Nós vemos o trabalho da Eletrobras nas ruas e sabemos que as melhorias chegarão”.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..