Na parte final do depoimento do réu Talvane Albuquerque, o advogado de defesa Welton Roberto leu trecho de uma reportagem sobre um depoimento prestado por uma testemunha, identificado como Wolquimar dos Santos, a Polícia Federal, onde apontava quatro policiais como os autores materiais da morte da deputada Ceci Cunha e seus familiares, no dia 16 de dezembro de 1998.

À época, da publicação da matéria, segundo Albuquerque, ele residia na cidade de Ribeirão Preto (SP) e retornou para Alagoas na tentativa de retirar todos os recursos impetrados pela defesa e partir para o julgamento.

No depoimento, a testemunha relatava que a guerra gerada entre policiais na Polícia Civil começou com a partilha do dinheiro pago pelo assassinato da deputada.

Walter Dias, Sivaldo Freitas, Robson Rui e Fininho foram os nomes lidos pela defesa como os autores matérias. Do valor pago, R$ 300 mil reais, Robson Rui teria recebido a menor e daí gerado a insatisfação.

“Depois desse depoimento ele (Wolquimar) implorou para ser colocado no programa de proteção a testemunhas, mas isso não foi viabilizado e pouco tempo depois ele foi encontrado morto crivado de balas em um canavial”, relatou Talvane, afirmando que Wolquimar também teria dito durante depoimento que o crime teria sido encomendado pelo então governado Manoel Gomes de Barros, o Mano.

No inicio do julgamento foi indagado pelo juiz André Granja sobre a ligação entre Ceci Cunha e o ex-governador Manoel Antônio Gomes de Barros. Ele relatou o acordo feito entre os dois para a disputa de uma eleição.

“Inicialmente a Ceci seria a governadora e o Mano, o vice. Inclusive foram feitas consultas na Justiça Eleitoral para saber se havia alguma objeção para isso. Mas, depois de umas negociações, a Ceci, acredito eu que contra a vontade, aceitou ser a vice. E acredito que ela tenha obtido vantagens, já que ninguém sai de uma situação favorável em troco de nada. Não adianta dizer que só tem certinho na política”, disse o acusado.

O julgamento sobre o caso da deputada Ceci Cunha entra para o seu terceiro dia nesta quarta-feira (18). O horário previsto para o inicio da audiência é a partir das 08h.