Comemorados agora em 2012, os 180 anos da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) serão marcados por uma série de ações de promoção à saúde. A programação, definida em reunião realizada nesta segunda-feira (16), terá atividades educativas relacionadas a diversos temas, como tabagismo, problemas cardiovasculares e doenças transmissíveis. Os festejos serão realziados nos próximos dias 26, em Arapiraca, e 31, em Maceió.
Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a iniciativa vai contar com vacinação – antitetânica, tríplice viral e hepatite B –, distribuição de preservativos e prevenção de doenças como câncer, hanseníase, tuberculose, dengue e Aids. A ação, voltada para oficiais da corporação e familiares, também terá a promoção de exercícios físicos e a realização de exames de glicemia por meio do projeto Verão Mais Saudável.
Segundo a major Valdenize Ferreira, uma das responsáveis pela organização, a ideia é enfocar a medicina preventiva. “A PM já trabalha a questão da saúde, mas vamos dar ênfase na parte preventiva para que eles tenham uma vida mais saudável. Às vezes eles não têm tempo para isso, mas é importante que tenham acesso a informações sobre prevenção de doenças, saúde bucal e do homem, hipertensão e diabetes, entre outras”, diz.
A major ressalta que a programação especial também é uma forma de reconhecer o trabalho desenvolvido na corporação. “Sempre fazemos atividades voltadas para a comunidade, mas, desta vez, estamos colocando os militares e sua família em foco, reconhecendo sua importância”, acrescenta major Valdenize. Além das ações de saúde, os policiais também terão à disposição atividades como orientação jurídica e social, prevenção do alcoolismo e fisioterapia.
Celebrado no dia 3 de fevereiro, o aniversário de 180 anos da Polícia Militar de Alagoas será lembrado em dois momentos: nos dias 26, na sede do 3º Batalhão, situada em Arapiraca, e 31 de janeiro, na academia da corporação, localizada no bairro do Trapiche, em Maceió. O objetivo dos festejos é enfatizar as décadas de serviços prestados à população alagoana.
A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Sandra Canuto, destaca que a participação da Saúde nos festejos tem como objetivo reforçar ainda mais a parceria mantida com a Secretaria de Defesa Social (Seds). “Essa é a consolidação da colaboração entre os dois órgãos, que vem evoluindo e se desenvolvendo nos últimos tempos, tendo como exemplo inclusive a parceria com a Polícia Civil na identificação de cadáveres com morte violenta”, lembra.
Ela ressalta a importância das atividades voltadas para a medicina preventiva. “Trabalhar essa questão é de extrema importância, já que a grande maioria das mortes acontece devido a problemas no aparelho circulatório. Vamos poder falar sobre isso, sobre doenças cardiovasculares e também sobre doenças transmissíveis, que também são bastante elevadas em Alagoas, para que os oficiais as conheçam e saibam como preveni-las”, acrescenta Sandra.
Além dela, também estiveram presentes à reunião realizada nesta segunda-feira o técnico da Sesau Eloy Yanes; a subdiretora de Enfermagem da PM, major Joana D’arc; o diretor do Centro de Odontologia, capitão Márcio Melo; a coordenadora do Programa Educacional de Repressão às Drogas e à Violência (Proerd), major Valdenize Ferreira; o sargento Edmilson dos Santos e a tenente Amanda Salomão.