Embora tenha sido criada há apenas quatro anos, a editora da Imprensa Oficial Graciliano Ramos vem marcando presença no cenário editorial, o que pode ser comprovado em suas publicações, que buscam imprimir qualidade e sofisticação não apenas ao conteúdo, mas também à forma dos produtos. Para isso, a empresa investe em projetos gráficos elegantes, que proporcionem prazer estético e conforto na hora da leitura, embora mantenha preços acessíveis.
Um exemplo é a revista Graciliano, vendida por apenas R$ 5. Lançada em 2008 com o objetivo de reunir artigos acadêmicos, a publicação passou por uma reforma gráfica e editorial em junho de 2011. Hoje com periodicidade bimestral, é vista como referência cultural importante e se propõe a discutir temas a partir de um olhar contemporâneo por meio não somente de artigos, mas também de reportagens, entrevistas e ensaios visuais.

Desde que mudou de “cara”, a publicação já lançou três edições: uma sobre a memória cultural de Alagoas, outra dedicada ao folclore e uma terceira que tratou da trajetória de Teotônio Vilela, o alagoano que ajudou a resgatar a democracia no Brasil. Ainda este mês, estará nas bancas um novo número da revista, desta vez tratando sobre literatura.

Da mesma forma, também é possível perceber nos livros a dedicação e o cuidado da equipe da editora, a exemplo da coleção Pensar Alagoas. Lançada em 2010, a coleção reedita obras sobre Alagoas que estavam fora de catálogo, como O Drama da Descoberta do Petróleo Brasileiro (Edson de Carvalho); Maceió, a Cidade Restinga (Ivan Fernandes Lima); Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina nas Alagoas (Abelardo Duarte) e Contribuição à História do Açúcar em Alagoas (Moacir Medeiros de Sant’Ana).

Em 2011, a editora lançou ainda a segunda edição de uma obra que ganha cada vez mais admiradores. Trata-se da Poesia Completa de Jorge Cooper, um livro com projeto gráfico primoroso que traz também entrevistas, fotografias, ensaios e uma biografia do poeta alagoano escrita por seu filho, Charles Cooper. Já a coleção Para Todos, que lança clássicos da literatura brasileira no formato livro de bolso com preços acessíveis, possui sete títulos e será ampliada este ano.

Já o selo infantil da editora, o Coco de Roda, lançou, também no final do ano passado, cinco títulos. As publicações tratam de temas relacionados à história e à cultura de Alagoas e foram selecionadas por meio de edital. Este ano, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança o segundo edital da coleção.

Para 2012, um ano mais que especial para a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, a editora pretende celebrar a data com publicações à altura. Além de adicionar novos títulos à coleção Pensar Alagoas, também está planejado o lançamento de quatro livros selecionados pelo Prêmio Lego de Literatura, realizado em parceria com a Edufal, além de outras novidades que serão anunciadas em breve.

Segundo os diretores, a ideia é mostrar que, a exemplo da Imprensa Oficial de São Paulo e da Companhia Editora de Pernambuco, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos vem conseguindo conquistar espaço e pôr seu nome ao lado de produtos de excelência feitos em Alagoas. Não é á toa que a revista Graciliano foi uma das finalistas, na categoria reportagem de cultura, do Prêmio Braskem de Jornalismo 2011, o mais importante de Alagoas.

Antigas publicações
Antes mesmo de ser oficialmente uma editora, a Imprensa Oficial lançou uma série de revistas, como Alagoas Hoje, Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e Letras Jurídicas. Do parque gráfico da antiga Serviços Gráficos de Alagoas/AS (Sergasa), foram impressos os jornais Folha de Alagoas, o Repórter Semanal, a Tribuna de Alagoas (de novembro de 1979 a junho de 1981) e outros.

A Sergasa também imprimiu diversos livros de autores alagoanos, a exemplo de Jayme de Altavila, Anilda Leão, Djalma de Melo Carvalho, Adalberon Cavalcante Lins e Solange Lages Chalita.