Polícia Militar inicia cadastro para Guarda Patrimonial

13/01/2012 10:42 - Maceió
Por Redação

A Polícia Militar de Alagoas iniciou esta semana o cadastro de policiais militares voluntários para assumirem cargos comissionados de guarda patrimonial dos quartéis alagoanos. A entrega da documentação, bem como a assinatura do Termo de Compromisso já pode ser realizada na Diretoria de Pessoal (DP), localizada no Quartel do Comando Geral.

Inicialmente, estão pré-cadastrados todos os policiais que foram para a reserva remunerada nos últimos cinco anos, o que totaliza cerca de 680 policiais militares, disponíveis para exercer a atividade remunerada como comissionados do Estado. Ante a esse total, ainda estão disponíveis vagas para os demais policiais da reserva que decidirem colaborar novamente com a guarda e serviço burocrático nos quartéis e assessorias, quando solicitados.

O cadastro é realizado diretamente na DP e o PM deverá trazer Cópias do RGPM, do Ato de Reserva Remunerada, do comprovante de residência, Nada Consta da Justiça Federal, Estadual, da Justiça Militar Estadual e da Corregedoria Geral da PMAL, além disso, será preenchido um Termo de Compromisso no qual o policial assume, de bem servir, a função de Agente Especial.

Após a entrega da documentação e assinatura do Termo, o processo será encaminhado ao Secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário César, que nomeará como cargo comissionados os policiais requerentes. Após a nomeação, os novos Agentes Especiais voltarão ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) para a realização de um curso de reciclagem e estágios com duração aproximada de uma semana.

O valor a ser pago é de R$ 700,00 que podem ser assumidos pelas graduações até subtenente, sendo o contrato válido por um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

 

“Convidamos todos que estão em casa, ou até mesmo fazendo pequenos serviços para reforçar o orçamento familiar, para retornar à PM e realizar serviços inerentes ao cargo a que for nomeado. É uma nova oportunidade que se fornece aos integrantes da reserva remunerada, e que ao mesmo tempo também beneficia a comunidade com mais policiais saindo da atividade burocrática e sendo empregados na rua”, ressaltou o tenente-coronel Louvercy Monteiro, Diretor de Pessoal.

Vale ressaltar que estes policiais poderão exercer funções de guarda patrimonial em Assessorias e funções burocráticas, desde que haja a permuta com algum policial da ativa na função para a operacionalidade, e em hipótese alguma estes agentes especiais serão lotados em serviços de rua.

O fardamento utilizado pelos novos agentes nomeados será o 4º A (instrução), onde cada militar deverá trazer o seu, sendo a utilização de uma camiseta branca e um braçal na cor amarela que terá a identificação de Agente Especial de Segurança Pública, porém o policial voltará com a mesma graduação e também sujeito ao RDPMAL.

Não se adaptando as novas funções poderá o PM solicitar, a qualquer momento, sua exoneração do cargo em questão. A documentação poderá ser entregue de segunda a sexta-feira das 07h às 13h na Diretoria de Pessoal.

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