Governo planeja ações para evitar calamidades no período chuvoso

13/01/2012 10:48 - Maceió
Por Redação
Image

Técnicos da Sala de Alerta, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), e da Defesa Civil Estadual se reuniram nesta quinta-feira (13) para discutir o planejamento de ações de prevenção para a próxima quadra chuvosa, que começa em abril. Os bombeiros ainda foram recebidos pelo Secretário de Estado, Ivã Vilela, que reafirmou apoio às ações para auxiliar as comunidades ribeirinhas.


O Secretário de Estado, Ivã Vilela, lembrou que importantes ações já estão sendo feitas para evitar calamidades no período chuvoso. “Além das nove estações já implantadas, até abril instalaremos outras 13 Plataformas de Coleta de Dados para monitoramento, não apenas dos rios Mundaú e Paraíba, mas outros rios que apresentam histórico de inundação. Nossa Sala de Alerta hoje é referência para a Agência Nacional de Águas e esperamos continuar assim”.


Compareceram à sede da Semarh o tenente Marcos Paulo e o capitão Luciano Virtuoso, que também é vice-coordenador da Defesa Civil Estadual. Para ele, é importante organizar e agregar todos nesse debate. “Estamos criando um planejamento para agregar todas as partes envolvidas para criar ferramentas essenciais de prevenção, mas também organizando dispositivos para agir em caso de necessidade. Para tanto, precisamos ter o envolvimento de todos no processo”.


A Defesa Civil Estadual está criando uma Comissão Interinstitucional que será composta por técnicos de diversas Secretarias. Estes servidores serão escolhidos e capacitados para que, em caso de eventos extremos, estejam prontos para agir em parceria com as Defesas Civis Estadual e Municipal e outros órgãos que atuam em eventos do tipo.


Já o Diretor de Gestão Ambiental, José Gino de Oliveira, informou que está sendo preparada uma campanha para o período chuvoso. “Estamos criando uma cartilha com informações básicas sobre meteorologia, hidrologia e Defesa Civil para orientar as pessoas no inverno. Também estamos preparando uma caravana para levar até as pessoas o funcionamento da Sala de Alerta e ensinar a entender essas informações”.


Na reunião foi feito um contato prévio com o Ministério Público Federal e será feito também contato com o Ministério Público Estadual para ajudar na interlocução com os municípios quanto aos seus planejamentos e planos de ações para a quadra chuvosa. Na próxima semana, acontece o XIV Workshop Internacional de Avaliação Climática Para o Semiárido Nordestino, importante evento que divulgará uma prévia do inverno no Nordeste.


Uma nova reunião foi definida entre a Defesa Civil Estadual e os técnicos da Sala de Alerta para o próximo dia 23. A reunião definirá pontos importantes do planejamento da quadra chuvosa, que será divulgado para prefeituras e órgãos públicos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..