Ceci Cunha: Demora no processo e intervenção do CNJ

13/01/2012 02:15 - Maceió
Por Redação
Image

No início da noite do dia 16 de dezembro de 1998, poucas horas depois de ser diplomada deputada federal reeleita pelo PSDB de Alagoas, a médica Ceci Cunha estava na casa do cunhado Iran Carlos Maranhão, no bairro Gruta de Lourdes, em Maceió, em companhia do marido, Juvenal Cunha, e da mãe de Iran, Ítala Maranhão, onde comemoraria a eleição, quando foi morta a tiros por pistoleiros. Ceci Cunha foi atingida no pescoço e nuca por um tiro de espingarda calibre 12, e morreu instantaneamente.

De acordo com a acusação do Ministério Público Federal, o então deputado Talvane Albuquerque, na época filiado ao PTN e primeiro suplente de Ceci na Câmara, foi apontado como mandante do crime. Na interpretação do MPF, ele queria o mandato e a imunidade parlamentar que dele adviria.

O caso Ceci Cunha sofreu várias reviravoltas no judiciário. Foram iniciados dois processos judiciais, um no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e um na Justiça Estadual alagoana, para julgar os outros réus e executores materiais do crime. Houve discussões sobre a competência da Justiça Federal e estadual e inúmeros recursos.

Após o ex-deputado federal Talvane Alburquerque perder o mandato, houve a decisão que ex-deputados federais não poderiam ser julgados pelo STJ, sendo remetidos à Justiça Estadual Alagoana, o que é irregular.

Após alguns anos, a Justiça Federal reconheceu a sua competência para processar e julgar a ação penal e recebeu a denúncia contra os réus. O juiz Federal considerou que as provas foram suficientes para que os acusados fossem à júri popular por homicídio duplamente qualificado em relação à deputada Ceci Cunha e triplamente qualificado quanto às demais vítimas.

Durante o processo, foram concedidos os seguintes recursos: três embargos de declaração, um recurso extraordinário, especial, dois agravos de instrumento além de um habeas Corpus. Todos os recursos foram inadimitidos com a exceção do habeas corpus que, após um ano anulou o julgamento.

O retardo na tramitação levou o caso a ser incluído no Programa Justiça Plena, do Conselho Nacional (CNJ), que monitora o andamento de processos de grande repercussão social. Após a decisão do júri, defesa e acusação ainda podem recorrer.

Mano

Conforme o filho de Ceci, o possível dossiê do ex-deputado Talvane Albuquerque, acusado de ser o mandante do crime, contra o ex-governador Manoel Gomes de Barros, o Mano, foi inventado para ludibriar o fato.

“Ele quer tirar o foco do crime acusando o Mano. Chegaram até a dizer que minha mãe havia recebido um dinheiro com o ex-governador e que não tinha devolvido. É o clima do desespero, as provas são suficientes para que eles sejam condenados”, disse Rodrigo Cunha.

Rodrigo falou ainda de um possível plano de matar o Augusto Farias. “Havia também um plano para matar o Augusto Farias, mas o Chapéu de Couro vendeu mais caro para o Augusto. O Talvane foi cassado por conta disso. Existe todo um processo onde ele aparece juntamente com os executores”, finalizou 

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..