A presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), instituiu comissão gestora para o planejamento e execução das atividades da semana que comemora os 300 anos da Justiça em Alagoas. As comemorações, que acontecem em maio, têm o objetivo de preservar a memória e realçar a necessidade da afirmação de identidade cultural alagoana.
Na ocasião, também será comemorada a posse do primeiro ouvir-geral de Alagoas, em 1712, na então comarcar de Santa Maria Madalena da Alagoas do Sul, hoje comarca de Marechal Deodoro. O historiador e juiz titular da 2ª Vara da Comarca de Penedo, Claudemiro Avelino de Souza, ressaltou a importância dessa data para nossa história.
“O fruto do trabalho é resultado de mais de cinco anos de pesquisas em fontes primárias da Justiça. Concluímos, então, que era importante coroar esse fato histórico da posse do primeiro ouvidor geral da Justiça alagoana”, pontuou o magistrado.
Subcomissões
Os trabalhos da comissão formada por desembargadores, juízes e servidores do Judiciário estadual são divididos em sete subcomissões. Do Livro, da Medalha do Tricentenário, do Selo Comemorativo dos 300 anos, do Concurso Literário, das Palestras nas Escolas, da Maratona Atlética e a subcomissão do Concurso Fotográfico e de Apoio Logístico e Divulgação.