Prefeito destaca clima de paz na Festa de Bom Jesus de Penedo

12/01/2012 21:00 - Interior
Por Redação

O Prefeito Israel Saldanha destacou a tranquilidade registrada em Penedo durante os festejos em homenagem ao padroeiro dos pescadores, Bom Jesus dos Navegantes, maior evento do calendário religioso alagoano. Em meio à multidão formada por cerca de 50 mil pessoas a cada noite de shows na orla ribeirinha, não houve nenhuma ocorrência policial grave. A estrutura moderna do evento (palco, camarotes, iluminação, painéis, banheiros), assim como a organização em geral, capitaneada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que com a forte parceria da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha, SAMU, Departamento de Trânsito, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Comunicação, Saúde, Meio Ambiente, dentre outros parceiros, garantiu a qualidade do evento e encantou os visitantes e penedenses durante todos os dias. O clima de paz permaneceu no domingo, 08, quando a cidade foi tomada por milhares de romeiros, comprovando o caráter de fé cristã da festa.

“Nós temos a satisfação de ter uma relação próxima com a Diocese de Penedo, o que facilita muito o planejamento da parte religiosa do Bom Jesus, mas também nos preocupamos com a parte festiva, buscando sempre o equilíbrio para atrações que vão se apresentar. As pessoas reconhecem isso e nos agradecem, falam da satisfação com os shows que tiveram toda a área destinada ao público lotada. No domingo, os romeiros chegam de todas as partes do estado para celebrar conosco, é dessa forma que Penedo recebe seus visitantes, com muita paz”, enalteceu Israel Saldanha.

As palavras do Prefeito de Penedo são facilmente comprovadas por imagens do local dos shows e da área isolada do evento. Dezenas de ônibus fretados por visitantes foram estacionados ao longo da Avenida Mário Freire Leahy e ruas paralelas. Luiz Carlos Vitorino, 39 anos, trouxe pelo quinto ano consecutivo 50 pessoas de Satuba, em sua maioria aposentados. “A gente saiu às 4h30 da madrugada, passa o dia todo aqui e só retorna depois da procissão no rio”, declarou o católico que frequenta eventos religiosos em Alagoas e afirma que o Bom Jesus de Penedo é o que reúne maior número de fiéis.

De fato, é até difícil caminhar nas ruas isoladas ao trânsito de veículos no domingo da festa que também promove competições esportivas e programação cultural paralela: frevo, Bandas de Pífano, Oficinas culturais, Show da cantora Joana, de renome nacional. Com tanta gente reunida, comerciantes e ambulantes lucram com a circulação de milhares de pessoas na cidade histórica. Donos de hotéis e pousadas também faturam com o período, além das pessoas que participam do Programa de Hospedagem Domiciliar, segundo a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Eliana Cavalcanti.

Turismóloga por formação, penedense e especialista em Planejamento Turístico, Eliana Cavalcanti afirma que “99,9% das pessoas que visitam a nossa cidade querem retornar”, declaração fundamentada nas respostas da pesquisa de satisfação turística aplicada durante os festejos com cerca de mil entrevistados. Quem já pretende voltar nos próximos anos é o Senador Benedito de Lira, que conheceu a festa do Bom Jesus de Penedo este ano e ficou entusiasmado com o evento.

“Estou impressionado com a quantidade de pessoas, é tudo como se fala dessa festa mesmo, principalmente da romaria, que é a parte mais importante”, disse o político. A empresária Thereza Collor já sabia de tudo isso, inclusive fotografou a procissão a bordo de um helicóptero, imagens que constam no livro “Alagoas, Um Olhar”, lançado em 2010. De volta à cidade que já lhe concedeu o título de cidadã honorária, Thereza Collor avalia que a religiosidade marcante da celebração está relacionada com o Rio São Francisco. Sobre a cidade, ela resume em uma frase: “Penedo é impecável”.

Bote Fé – evento de preparação para a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro

A festa não acabou no domingo. Após sair do Vaticano e percorrer várias cidades pelo mundo, a Cruz Peregrina e o Ícone de Maria chegaram à cidade de Penedo nesta terça-feira, 10 de janeiro, finalizando com chave de ouro as festividades ao Bom Jesus dos Navegantes. A cruz, símbolo da fé cristã, tem 4 metros de altura, foi doada pelo Papa João Paulo II para missões da Igreja pelo mundo.

As duas imagens passaram pela cidade de Neópolis, em Sergipe, e foram recebidas em Penedo por milhares de jovens e fiéis, que ansiosamente aguardavam os ícones na orla ribeirinha.

Em grande caminhada, a Banda Dominus animou todos os presentes num percurso de 40 minutos até a Praça de Santa Luzia, onde puderam tocar na Cruz e no ícone de Maria e fazer seus pedidos e orações.

“A emoção transborda nos nossos corações com a realização de eventos desse porte. Está de parabéns a Diocese e a Prefeitura de Penedo por conceder milagres como esses para nós” declarou Felipe, jovem participante da jornada Mundial da Juventude em Madrid, na Espanha, e que aguarda ansiosamente pela Jornada 2013, no Rio de Janeiro.
O Bote Fé seguiu em carreata para Arapiraca e no dia seguinte, 11 de janeiro, foi a vez da Barra de São Miguel receber os ícones e encaminhá-los para Marechal Deodoro e Maceió.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..