Os novos agentes da paz participarão, nestes primeiros meses do ano, de um curso de capacitação a ser ministrado pelo professor Roberto Araujo. As datas já estão definidas: 23 a 27 de janeiro, 6 a 10 de fevereiro e 27 de fevereiro a 2 de março. Ao todo, serão três grupos, cada um com cerca de 300 a 500 pessoas. As aulas acontecem no Centro de Convenções, das 18h às 21h30.
A iniciativa faz parte do projeto Formadores de Agentes da Paz, executado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado Especial de Promoção da Paz (Sepaz) e a Superintendência de Políticas para a Juventude da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SMCDH).
A superintendente de Políticas para a Juventude, Ana Maria da Silva, ressaltou a importância deste projeto para a sociedade. “Ultimamente, vivemos em uma cultura de muita violência e este projeto faz com que as pessoas tenham instruções e vejam que a paz é melhor caminho para uma sociedade melhor’’, afirmou.
Em novembro, 30 pessoas se tornaram voluntários para desenvolver o trabalho. Os bairros do Benedito Bentes, Peixoto, Vergel e Vilage e a Faculdade Facima foram os locais escolhidos pelos agentes da paz. O projeto divide o numero de agentes para as visitas de acordo com as suas localidades.
Penedo
Ficou definido também que será realizada a primeira capacitação de agentes da paz em Penedo. A atividade acontece nos dias 25 de fevereiro e 3 e 10 de março. Serão capacitados nesta primeira turma 200 agentes, sendo 150 educadores e 50 agentes sociais. A perspectiva é de formar, até o final deste ano, mil agentes da paz em Penedo, realizando a cada dois meses capacitação para um grupo de 200 pessoas.