Governo do Estado inaugura posto do SINE em Coruripe na próxima segunda-feira

12/01/2012 11:51 - Interior
Por Redação
Image

O governador Teotonio Vilela e o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Herbert Motta, entregam à população de Coruripe na próxima segunda-feira (16), às 11hs, mais um posto do Sistema Nacional de Emprego (SINE/AL) no Estado. A iniciativa conta com total parceria da prefeitura e estará localizado na Avenida Luiz Lima Beltrão, número 274, bairro Comendador Tércio Wanderley.

Assim como nos demais 14 postos do Sine/AL da capital e interior do Estado, a unidade de Coruripe vai oferecer serviços como orientação ao trabalhador, cadastro para a intermediação de mão de obra, habilitação do Seguro Desemprego, além de contar com o programa MTE Mais Emprego, do Ministério do Trabalho, hoje implantado em todas as unidades do Estado, oportunizando a intermediação e abrindo caminhos para vagas em nível nacional. A previsão é atender inicialmente 100 pessoas por dia e 2 mil por mês, de segunda à sexta das 8 às 17 horas.

Segundo o secretário Herbert Motta, a implantação do SINE em Coruripe é um, entre muitos, instrumentos de intervenção do Estado e sua proposta é, através da intermediação e do encaminhamento à capacitação e qualificação, evitar desequilíbrios entre a demanda de empresários por mão de obra qualificada e a oferta de mão de obra sem a habilidade adequada às novas exigências desse mercado que se desenha. “Atender a essas duas categorias de agentes econômicos (empresários e trabalhadores) no âmbito da empregabilidade significa criar as condições de dinamização para uma região marcada pela baixa diversidade econômica, pela elevada taxa de pobreza (acima de 60% da população) e pelo elevando índice de informalidade”, afirmou Motta.

De acordo com o diretor do Sine/AL, André Barbosa, a nova unidade vai atender aos moradores de Coruripe e seus povoados, além de Jequiá da Praia, Feliz Deserto, Teotônio Vilela e Piaçabuçu e vai evitar que a população desses municípios se desloquem para as cidades de Penedo e Maceió, como faziam. “Com a vinda do Estaleiro Eisa e a rede de Bompreço Wal-Mart novas oportunidades de trabalho irão surgir no município e o Sine será um grande parceiro na intermediação”, garantiu o diretor.

Os setores da indústria e comércio têm se expandido em Coruripe nos últimos anos, e hoje o município conta com as usinas Coruripe e Guaxuma, a Cooperativa Pindorama, a empresa de irrigação, e grandes empreendimentos como G Barbosa Móveis e Elétros.

Coruripe tem se destacado nos últimos meses quanto à evolução do emprego formal em municípios com mais de 30 mil habitantes. Em outubro do ano passado, a cidade ficou em primeiro lugar, com 5.407 postos de trabalho, seguida de São Miguel dos Campos, com 2.654 novos postos; Maceió, onde foram criados 2.560; Rio Largo que registrou 2.525 e Campo Alegre, com 1.915 vagas.

O ano de 2012 abre novas expectativas para Coruripe. É uma cidade litorânea que faz fronteira com outras duas (Jequiá da Praia e Feliz Deserto), além de Penedo que já explora o turismo como importante atividade econômica. Estão previstas duas grandes obras para o município, o estaleiro EISA e um porto para escoamento de produção.

Como já dispõe de uma malha rodoviária em boas condições, a implantação desses dois empreendimentos tende a estimular uma diversidade de novos empreendimentos privados tanto de pequeno quanto de médio e grande porte, nos mais diversos setores (hotelaria, restaurantes, cultura e lazer, comércio, além de uma diversificada rede industrial). Essa nova dinâmica esperada impõe ao Estado de Alagoas antecipar-se na perspectiva de dar as condições necessárias para o desenvolvimento daquela região.

Qualifica Alagoas – O município de Coruripe foi um dos contemplados com o programa Qualifica Alagoas, que atendeu jovens e adultos pobres e extremamente pobres, com o objetivo de encaminhá-los para o mercado de trabalho. Foram ofertadas 40 vagas nos cursos de manutenção industrial básica e soldador geral, com foco no atendimento das necessidades de mão de obra das usinas existentes, ao setor produtivo e às futuras atividades econômicas da região.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..