Uma história que se repete à cada ano nas festas do Bom Jesus dos Navegantes em todas as cidades do Baixo São Francisco, com exceção de Porto Real do Colégio que não comemora o santo protetor dos navegantes, é a quantidade de pessoas que gostariam de participar da procissão fluvial junto a charola da imagem que segue em uma balsa, mas são impedidas pela Marinha do Brasil por medida de segurança.

Em Penedo, a quantidade de pessoas passou a ser controlada de forma mais rígida há poucos anos pela Capitania dos Portos e a entrada na balsa com menos fieis sempre organizada pela Igreja Católica, começou a gerar uma grande procura por parte dos fieis pelo crachá confeccionado pela organização da festa dando acesso a balsa que conduz a imagem do Bom Jesus dos Navegantes.

Para aumentar o número de prosélitos católicos nas balsas que deslizam pelas águas do Velho Chico em procissão fluvial, o capitão da Agência da Capitania dos Portos de Penedo, Alexandre Nascimento Santos, sugere que para as próximas edições dos festejos do Bom Jesus dos Navegantes, as empresas proprietárias das balsas possam solicitar a elaboração de um projeto por parte de um Engenheiro Naval.

“A cidade de Pão de Açucar onde a festa acontece na mesma data que Penedo, contou este ano com um significativo aumento de oitenta tripulantes para duzentos na balsa que segue com a imagem do Bom Jesus dos Navegantes pelo Rio São Francisco. Lá, foi elaborado o projeto pelo Engenheiro Naval, que posteriormente enviou o pedido de autorização na agência Fluvial de Penedo, que por sua vez contou com a análise do Vistoriador Naval e de Inspeção Naval, tendo autorizado o aumento de passageiros na embarcação”, declarou Capitão Alexandre.

Ainda de acordo com as informações do marinheiro o aumento pode ser autorizado para os dias de eventos especiais, a exemplo não só do Bom Jesus dos Navegantes, mas também da Gincana de Pesca de Arremesso que promoveu por muitos anos o passeio de balsa pelas águas do Velho Chico, contando com a participação de turistas de vários estados brasileiros. “Devemos lembrar apenas que o Órgão da Marinha deve ser informado por Ofício, em no mínimo 15 dias antes da festa”, concluiu o Capitão.