Fogo em lixão de União dos Palmares já dura vinte dias

06/01/2012 06:33 - Josivaldo Ramos
Por Redação
Image

por João Paulo Farias

Um incêndio iniciado na manhã da última terça-feira, 21, atinge o Lixão municipal, localizado na Fazenda Frios, zona urbana de União dos Palmares, e está causando inúmeros transtornos aos moradores de bairros próximos ao local.

A fumaça tóxica produzida pela queima de inúmeros resíduos que são depositados diariamente a céu aberto atormenta moradores próximos ao local, como também quem reside distante, pois tem momentos que os fortes ventos espalham a fedentina por vários pontos da cidade.

Em pleno domingo de Natal, moradores da região sofreram com a fumaça liberada pela combustão dos resíduos; o fato se repete no início do período seco, entre novembro e janeiro. Em 2010, o Lixão começou a queimar em novembro e se estendeu até janeiro, sendo necessário acionar o Ministério Público. Depois de várias reuniões ficou definida a criação de um consórcio intermunicipal para a criação de aterros sanitários nas regiões dos vales do Mundaú e Paraíba.

Segundo informações de pessoas que residem na região, a Prefeitura de União parece que não está muito preocupada com a situação. Um morador, que não quis se identificar, questiona as autoridades locais, qual o empecilho em apagar esse incêndio pois, segundo ele, a situação é uma questão de saúde pública.

“O mundo todo se preocupa com os impactos ao meio ambiente, porém, aqui, o assunto parece não funcionar”, desabafou. O morador pergunta se o gestor municipal não teria condições de providenciar três carros-pipas para apagar esse incêndio.

“Parece-me um descaso”, disparou, perguntando sobre a atuação do Ministério Público frente a essa situação.

Em entrevista no dia 26 de dezembro de 2011, concedida à Rádio Zumbi FM, o secretário de Meio Ambiente, Manoel Bernardo, ao ser questionado sobre a situação em que se encontra o Lixão, disse que não há fórmula mágica para se acabar com esse problema. Maninho, como é conhecido o secretário, “jogou” a responsabilidade à natureza para apagar o fogo.

“Se chover até quarta-feira, 28, como prever a meteorologia, a situação será amenizada”. Ele acrescentou ainda que “caso não chova iremos acionar o Corpo de Bombeiros da capital, pois o veículo que dispomos não é equipado para fazer esse tipo de serviço”, concluiu o secretário.

Enquanto a chuva não cai, toneladas de resíduos queimam noite e dia prejudicando a natureza e a saúde de milhares de palmarinos que estão de mãos atadas, pedindo clemência a São Pedro que a chuva caia, para que as pessoas possam respirar um ar um pouco mais puro.

Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..