Adriano Soares faz análise de seus seis meses como secretário

02/01/2012 04:22 - Educação
Por Redação
Image

Mudar os índices da Educação pública estadual tem sido uma das principais metas do secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, desde que assumiu a pasta em junho de 2011.

Nesta entrevista à Agência Alagoas, o jurista, ex-juiz, ex-procurador e ex-secretário de Estado da Gestão Pública fala de uma gestão marcada por desafios e muito trabalho. Ele relata a experiência adquirida na vida pública ao longo dos últimos 15 anos e destaca a importância de trabalhar com planejamento, apontando os investimentos em infraestrutura e tecnologia como essenciais para converter a Educação pública na porta de entrada para a inclusão social de milhares de alagoanos.

Agência Alagoas – Qual é o balanço que o Sr. faz destes seis meses à frente de uma das pastas mais emblemáticas do Executivo?

Adriano Soares: Tivemos o compromisso de pensar a estrutura da Educação no que se referia à gestão. A SEE tem um forte e importante lado pedagógico, mas precisávamos atentar para a área de gestão. Assim, desde a minha chegada, temos atuado em duas frentes: atender às necessidades e dificuldades imediatas da rede e também fazer um planejamento sério, com metas a serem cumpridas. Têm sido meses de muito aprendizado, muitas dificuldades. Não foram seis meses fáceis, entretanto, foram seis meses ricos. A experiência que venho adquirindo ao longo da vida pública, em que ingressei ainda muito jovem, tem sido aprimorada neste novo desafio. E olhe que não têm sido poucos.

A.A. – Na sua opinião, qual foi o maior desafio?

A.S. – As escolas são as peças fundamentais da Educação. É ali que estão os alunos, os professores, os servidores. É ali que a Educação deve ser aprofundada. No entanto, se esta escola não oferecer uma infraestrutura com segurança, essa Educação não funciona. Portanto, nosso maior desafio neste ano que está se encerrando e para o ano que vem é relativo à infraestrutura. Por isso, vamos investir 40 milhões de reais na reforma de 163 unidades em caráter de urgência e teremos todo o restante da rede reformado até o final de 2012.

A.A. – O Sr. chegou à pasta falando sobre a importância da gestão. Essa continua sendo uma palavra de ordem para a SEE em 2012?

A.S. – Gestão é uma palavra fundamental, pois, para obtermos o nosso principal objetivo, que é a melhoria dos índices educacionais de Alagoas, é preciso dar à secretaria uma estrutura disciplinada e organizada voltada para resultados concretos. Por isso, a gestão tem sido um de nossos principais investimentos.

A.A. – Além das reformas, quais ações estão previstas para 2012?

A.S.: Vamos trabalhar um projeto de gestão nas escolas, trabalhar com metas e resultados, incentivar a meritocracia e fortalecer o aprendizado, dando as condições objetivas para que possamos avaliar os alunos e melhorar as condições de trabalho dos professores. Outro investimento importante será a informatização das nossas escolas, que já começa este mês com a pré-matrícula online para os alunos novatos em Maceió. Este é o primeiro passo que será seguido da virtualização do processo de gestão escolar, de forma que possamos acompanhar em tempo real o desempenho do aluno, saber quais são as suas necessidades e como devemos agir para promover avanços em sua aprendizagem. Estas ações avançam: teremos identificação e frequência dos alunos por biometria e em pouco tempo, já poderemos acessar os dados das escolas da rede pública em qualquer dispositivo conectado à internet, até de um celular. Este é um sonho possível e que irá se tornar realidade em breve. Temos trabalhado duro e com muita dedicação para concretizar os caminhos para a melhoria do ensino e da Educação de Alagoas.

A.A. – O Sr. chegou à SEE em meio a uma negociação salarial. Como tem sido sua relação com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação, o Sinteal?

A.S. – Temos uma relação muito respeitosa, onde cada um cumpre o seu papel, busca o melhor para a Educação de Alagoas. Ouvir as suas críticas e demandas faz parte do processo democrático, pois se trata de um órgão que representa uma categoria muito grande e muito forte em nosso Estado.

A.A. – O que a SEE tem feito em prol do seu servidor?

A.S. – Quando chegamos, pudemos detectar como os nossos trabalhadores entendem de Educação. É um corpo técnico fantástico. Assim, temos buscado investir na melhoria da qualidade de vida deste servidor, que faz a Educação de Alagoas funcionar. Temos avançado bastante e, por meio do nosso Núcleo de Qualidade de Vida, temos promovido muitas ações que buscam valorizar o servidor, fazendo com ele se sinta feliz e estimulado no seu dia a dia de trabalho. Ao longo de 2011, empreendemos muitas atividades voltadas ao bem-estar físico, de forma a incutir no nosso servidor hábitos saudáveis e uma cultura de prevenção de doenças. No caso dos servidores que se encontram com problemas de saúde, o nosso Núcleo de Qualidade de Vida também presta orientações, encaminhando-os para o tratamento necessário. Além disso, vamos incentivar os inúmeros talentos que temos aqui na Secretaria. Para 2012, uma das nossas primeiras medidas neste sentido será a formação do nosso coral.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..