177 anos de tradição! Está chegando a hora da Festa de Santa Maria Madalena 2012

02/01/2012 09:39 - Josivaldo Ramos
Por Redação
Image

por Franco Maciel (Blog A Terra da liberdade)

Mais um ano se inicia e é chegada a hora da comunidade católica do município de União dos Palmares homenagear a sua excelsa padroeira, Santa Maria Madalena.

A festa, considerada uma das maiores festas religiosas do Estado, consegue atrair milhares de pessoas durante as noites em que acontece na Praça Basiliano Sarmento, próximo à Igreja Matriz de Santa Maria Madalena.

Como reza a tradição, a abertura da festa acontece no terceiro domingo de janeiro com a tradicional Procissão do Mastro, uma verdadeira demonstração de fé da comunidade palmarina por sua padroeira.

A procissão, que tem início no final da Rua Juvenal Mendonça, popular Castelo Branco, percorre diversas ruas palmarinas, sendo finalizada no pátio da Igreja Matriz, onde o mastro é erguido pelos fiéis.


No dia 23 de janeiro, é a vez da tradicional Procissão Luminosa da Bandeira de Santa Maria Madalena, que tem início na Casa Paroquial, na Rua Santa Maria Madalena, percorrendo, em seguida, as principais ruas da cidade.

No final do percurso, a bandeira é hasteada no mastro que foi erguido dias antes no pátio da Igreja Matriz, simbolizando o início do maior evento religioso da Zona da Mata alagoana.

No dia seguinte à Procissão Luminosa da Bandeira, dia 24 de janeiro, inicia o novenário na Igreja Matriz e a festa social na Praça Basiliano Sarmento, onde são realizados bingos, quermesses e shows musicais.

Ao redor da Praça Basiliano Sarmento, local onde acontece a grandiosa festa, são armadas dezenas de barracas de comidas e bebidas típicas com o intuito de atender o público presente. Próximo ao local, na Avenida Monsenhor Clóvis, é armado o parque de diversões, um grande atrativo para as crianças, os jovens e, porque não dizer, os adultos.

Outra tradição da festa é o leilão de gado, onde cerca de 100 animais, entre bovinos, eqüinos, ovinos e aves, doados por fazendeiros da região, são leiloados. Toda a renda conseguida pelo leilão é revestida em benefício da Paróquia.

A festa social tem uma duração de 10 (dez) dias, culminando no dia 02 de fevereiro, dia em que acontece a solenidade em homenagem à Santa Maria Madalena. Nesse dia, na parte da manhã, é realizada uma celebração eucarística de encerramento na Igreja Matriz e no final da tarde, por volta das 16h30, acontece uma belíssima procissão em homenagem à Santa Padroeira.

O último dia é o mais importante e também o mais esperado por todos da “Terra da Liberdade”. Nesse dia, aparecem palmarinos de todas as partes do município e de todos os cantos do Brasil e do mundo, todos unidos para reverenciar e saudar a Padroeira de União dos Palmares, Santa Maria Madalena.

VIVA NOSSA EXCELSA PADROEIRA, VIVA SANTA MARIA MADALENA!!!
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..