A Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) anunciou esta semana a criação de um hotsite com o intuito de divulgar os exemplos de sucesso de empresas cooperativistas de todo país. A iniciativa faz parte das comemorações do Ano Internacional das Cooperativas, celebrado em 2012. A cooperativa que quiser contar a sua história é só encaminhar as informações com dados sobre o surgimento, principais números, diferenciais competitivos e conquistas para o e-mail comunicacao@ocb.coop.br.
A partir de janeiro serão postadas as melhores histórias selecionadas pela equipe da OCB. O endereço deve ser divulgado ainda essa semana. A superintendente do Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas, Márcia Túlia Pessôa, destacou o potencial das cooperativas alagoanas. “O Sistema Cooperativista Alagoano acompanha diversas histórias de superação, dedicação e competência profissional. Essa iniciativa proporciona a oportunidade de levar as histórias alagoanas para todo Brasil”, enfatizou.
Nos últimos anos, cooperativas dos ramos agropecuário, crédito, educacional, produção, saúde, trabalho, transporte, turismo e lazer ganharam notoriedade através das ações, produtos e serviços. Entre elas, pode-se citar a conquista da Cooperativa de Produtores de Mel de Abelha e Derivados LTDA (Coopmel), que através de um termo de concessão junto ao Governo de Alagoas, conseguiu um espaço para implantar o entreposto de beneficiamento da própolis vermelha em Maceió.
Márcia Túlia revelou ainda mais uma nova conquista. O processo de concessão, junto aos governos do estado de Alagoas e da Bahia, de dois prédios para continuar em operação as escolas da Cooperativa Educacional de Xingó (Coopex) já está bastante avançado. “A Coopex é uma unidade que se dedica também a educação de crianças com necessidades especiais, com isso desempenha um papel ainda mais importante para comunidade. É um dos exemplos de sucesso que Alagoas deve divulgar”, reforçou.
Serão aproximadamente 366 histórias de organizações que têm como alicerces a união, integração e valorização do capital humano. Coopeal, Cooferve, Coopema, Cooprel, Coopvila, Cooplum, Macrocoop, Comflora, Unipsico, Unicred Alagoas, Jorgraf, a única cooperativa de gráficos e jornalistas do país, e outras dezenas de unidades de destaque terão a oportunidade de contar sua história para todo Brasil.