Mais de mil pessoas participaram do lançamento oficial do projeto Viva Verão, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). O projeto com foco na inclusão social já movimenta a orla marítima de Pajuçara com uma série de atividades esportivas e de lazer, que vão se estender até o mês de fevereiro.

A iniciativa também conta com o apoio de profissionais do ‘Mais Educação’, programa do governo federal, reunindo seis modalidades esportivas: voleibol, futebol, basquete, handebol, rúgbi e beach tennis. As atividades - gratuitas e abertas à comunidade - acontecem diariamente, das 8h às 11h e das 15h às 18h.

No lançamento do projeto, uma banda afro do município de Viçosa fez uma apresentação na Arena Semel, palco das ações recreativas, chamando a atenção de moradores e turistas.

Partidas de rúgbi e futebol de areia movimentaram a Pajuçara. A Semel ofereceu lanche a todos os participantes, não apenas atletas, em solenidade que também contou com a presença das “Meninas da Vila”, grupo da Terceira Idade contemplado com aulas de ginástica na Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, dentro do programa “Viva a Vila”, que, por sua vez, beneficia centenas de pessoas com 14 modalidades esportivas, no Conjunto Village Campestre.

“Estamos trabalhando em sintonia com todas as secretarias municipais, a fim de que possamos contemplar o maior número de pessoas possível, alertando-as sobre a importância da prática esportiva regular”, comentou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Gustavo Toledo, destacando ainda a participação, na abertura do Viva Verão, de garotos do Corinthians do Vergel, time de futebol formado por jovens que residem na orla lagunar, periferia de Maceió.

A Semel estuda ainda a possibilidade de apoiar, dentro da programação do Viva Verão - que também vai levar esporte e lazer para outros bairros da orla marítima, como a Jatiúca - uma competição de jet ski, bem como um circuito de jangadas, valorizando assim quem retira do mar o próprio sustento.

“Também iremos, a partir de janeiro, incentivar a caminhada acompanhada, de modo que pessoas com idade mais avançada possam se exercitar com o acompanhamento de profissionais de Educação Física. Outra ideia é o Viva Verão Fitness, para que as atividades de academias da capital se desloquem à orla marítima, com os exercícios realizados ao ar livre”, revelou o secretário, destacando ainda as ações que terão como objetivo a conscientização ambiental.

Para o judoca e coordenador do Mais Educação, Eduardo Acioli, a iniciativa já proporciona alegria a crianças e adolescentes, que, por meio do esporte, podem, inclusive, melhorar o rendimento escolar. “Nós, que fazemos esporte em Maceió, conquistamos a possibilidade de sonhar, já que o relacionamento com a Semel tem sido muito aberto, a fim de que possamos expor os nossos projetos e, com isso, concretizar nossos objetivos”, avaliou o coordenador do projeto, executado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).