Diante dos últimos acontecimentos, com notícias divulgadas, mas não confirmadas de “arrastões” em várias partes da cidade, a Polícia Militar divulgou o planejamento de segurança para os festejos de final de ano, divulgando o efetivo e o esquema para garantir a segurança da população.

O planejamento de segurança foi dividido em duas etapas. A primeira para a véspera e o dia de natal, ou seja, sábado (24) e domingo (25). Está confirmado o reforço de policiamento na orla marítima de Maceió, para a véspera de natal, assim como no domingo, onde os alagoanos costumam se dirigir para o litoral, principalmente para os municípios de Paripueira, Marechal Deodoro (Francês) e Barra de São Miguel. Durante o feriado de natal, viaturas da Radio Patrulha (RP), Ronda Cidadã e Rocam (Motos) representam a maior parte do efetivo.

O coronel Gilmar Batinga do Comando de Policiamento da Capital (CPC), afirmou que a PM está pronta para qualquer tipo de evento e principalmente de incidentes. “É bom deixar claro que esse é um planejamento de reforço por conta das festas de final de ano, mas o policiamento já existe, só será reforçado pelo grande número de pessoas que estaremos recebendo”, disse.

O coronel ainda reforçou a quantidade de notícias consideradas falsas sobre os seguidos arrastões. “A polícia está preparada para qualquer tipo de eventualidade. O efetivo está aí para isso. Com relação aos arrastões, existem muitas coisas falsas, muito boato. O povo alagoano precisa ter calma e aproveitar o seu final de ano com tranqüilidade”, disse.

REVEILLON

Na operação de ano novo a PM mantém o esquema de segurança, mas aumenta o efetivo, principalmente na capital alagoana. Em Maceió, quatro pontos tradicionais recebem os festejos da virada do ano; Jatiúca, Ponta Verde, Jacintinho e Benedito Bentes.

Para o réveillon, a orla da capital receberá o maior efetivo de policiais. O policiamento será dividido em cinco setores. Setor 1 de Sete Coqueiros-Alagoinha, setor 2 Alagoinha-Sandoval Arroxelas, setor 3 Sandoval Arroxelas-Amélia Rosa, setor 4 Amélia Rosa-Passeio Vera Arruda e no setor 5 Passeio Vera Arruda-Lagoa da Anta no Posto 7.

Foi confirmado ainda, que junto do grande efetivo de militares, aproximadamente 40 guardas municipais estarão reforçando e auxiliando na fiscalização e prevenção de qualquer tipo de eventualidade.

Só para esta virada de ano, a PM confirmou que o efetivo será de 852 policiais, que trabalharão em 107 viaturas, 30 motocicletas, 18 conjuntos de cavalaria, empregados no serviço de policiamento ostensivo à pé e motorizado na capital alagoana.

Os municípios que são alcançados pelo CPC, casos de Paripueira, Satuba, Pilar e Atalaia, apesar de não terem divulgado qualquer tipo de programação, receberão reforço policial para eventuais festas de fim de ano.

ATENDIMENTO MÉDICO

Diferente do último ano, quando apenas um posto médico foi instalado na orla de Maceió para atender toda a demanda, este ano serão três postos espalhados. Praça Gogó da Ema na Pajuçara, Avenida Sandoval Arroxelas, na Ponta Verde e Avenida Amélia Rosa, na Jatiúca.

BOMBEIROS

O corpo de Bombeiros também fará um trabalho especial e reforçado na prevenção de festas neste final de ano. No entanto, o trabalho será antes das festividades. “Nosso trabalho principal será no dia das festividades, fiscalizando e liberando estruturas para as festas de final de ano. Esse é o nosso trabalho, fiscalizar, precaver e aconselhar as pessoas que estarão preparando seus negócios”, disse.

COMERCIALIZAÇÃO

Ficou definido que os comerciantes que irão trabalhar na orla de Maceió tem até às 20h00 para abastecer os seus produtos. Depois desse horário, serão fechados os acessos e proibidos qualquer tipo de veículo no espaço da orla marítima.