Natal época de celebrar e sentir saudades!

22/12/2011 13:33 - Direito do Consumidor
Por Redação

Natal época de celebrar e sentir saudades!

Amigos, resolvi hoje escrever sobre o Natal, mas farei uma mescla de Direito do Consumidor com alguns sentimentos que afloram nessa época do ano e em especial a saudade daqueles que se foram e daqueles que por conta do destino nos colocam distantes.

O Natal é oriundo do Cristianismo e celebra o nascimento de Jesus Cristo no dia 25 de dezembro para os Católicos Romanos, já os Católicos Ortodoxos comemoram no dia 07 de janeiro. A palavra Natal vem do Latim e deriva de Natividade que se refere ao nascimento de Jesus. Na língua inglesa o Natal é chamado de “Christmas”, Missa de Cristo. A celebração do Natal foi instituída pelo Papa Libério no ano 354 dc.

Originalmente no dia 25 de dezembro era comemorado o Deus do Sol, por conta disso a Igreja Católica Romana escolheu essa data como forma de tentar atrair mais fiéis. A data em si, era comemorada por cristãos e não cristãos, que comemoravam a festa chamada Saturnália que não tinha nenhuma conotação religiosa.

Como falar do Natal e não questionar como surgiu a troca de presentes? Pesquisando descobri que há duas versões para esse fato: a primeira e mais tradicional, conta a história dos 03 (três) Reis Magos que seguiram a estrela guia e encontraram Jesus na manjedoura; a segunda versão, diz que no mês de dezembro os pagãos costumavam comemorar a festa chamada Saturnália, onde havia a troca de presentes. Após a adoção do dia 25 de dezembro como data oficial para a celebração do nascimento de Jesus, a festa pagã foi proibida, porém a troca de presentes foi mantida.

O comércio espera e se prepara para as vendas nessa época do ano, tanto que, temos um aumento na oferta de empregos, mesmo que temporários, horários de atendimento ao consumidor diferenciado, com as lojas abertas aos domingos, shoppings estendendo seu horário de atendimento, enfim, temos toda uma mobilização para o consumo.

Nesse momento caro amigo, tome os devidos cuidados para não comprar um produto de forma equivocada, ou seja, utilize bastante o seu direito a informação, pergunte, questione e solicite os devidos esclarecimentos sobre o bem.

Não esqueça de perguntar se o lojista efetua a troca do produto, principalmente se for utilizar como uma forma de presentear, uma vez que, ele não é obrigado, geralmente é feito com o intuito de fidelizar o cliente, não estou falando nos produtos que apresentam defeitos dentro dos prazos de garantia.

O fornecedor pode ser responsabilizado pela falta de informações acerca do produto e por isso o consumidor deve ficar atento para as compras de Natal.

Saudade!

Vou utilizar este espaço para escrever sobre o sentimento de saudade, pois nesse período de festas algumas pessoas não poderão mais estar em nosso convívio e outras apesar de estar entre nós também não confraternizaremos, pois a vida as colocou há alguns quilômetros de distância.

Aos mais íntimos nunca escondi a presença da minha avó D. Zefinha na minha formação pessoal e profissional, já faz 02 anos que nos deixou e o destino a levou num dia marcante na minha vida pessoal e não tenho dúvida de que tudo tem um significado, era uma pessoa fácil de se conviver e de temperamento extremamente dócil, que ensinou que com educação e trabalho se consegue tudo, inclusive a responder àqueles que não a tiveram.

Essa avó me mostrou como poderia ser presente, mesmo quando eu estava residindo em Salvador há 600 km da Fazenda onde ela morava, ou ainda quando me mudei para Maceió e fiquei há 200 km dela D. Zefinha, sempre esteve nos meus pensamentos e deixou um legado e muitas histórias na minha família. Era comum receber ligações as 06 horas da manhã perguntando se eu ainda estava dormindo, hoje me divirto lembrando disso.

D. Zefinha foi professora e sempre incentivou e cobrou de todos os estudos, ela sempre dizia com orgulho que o seu conhecimento era o seu legado. Não tenho dúvidas de que ela estava e está certa, pois é o único bem que levamos.

Esse gosto pelo estudo e pela formação dos mais jovens, fez com que, a Biblioteca de Jacaré dos Homens lá no sertão de Alagoas, fosse batizada com o seu nome, um motivo de grande orgulho para ela e para todos.

A saudade que nos deixou não se resume somente ao sentimento de posse do ser humano em geral, mas também a saudade de ouvir um conselho sábio, uma mão quando pensávamos que tudo estava perdido, enfim, uma saudade das maiores e melhores que podemos ter a saudade que nos faz pensar no exemplo que ela foi e em sermos melhores.

A saudade que ela deixou é aquela que sentimos, muitas vezes, das pessoas que estão próximas, porém o tempo que se passa junto parece não ser suficiente, não conseguimos esquecer este sentimento de querer bem, a saudade que ela deixou é daquela pessoa que mesmo longe sentimos perto.

Como disse um Poeta Anônimo “A alegria de saber que você existe faz-me forte para suportar a tristeza da sua ausência”, nesse caso ela não está mais entre nós, mas saber que ela existiu e que fez diferença na vida de muitas pessoas já me deixa com uma felicidade enorme.

Resolvi escrever sobre essa saudade, e em especial a que sinto dela, pois essa é a época do ano de celebrar e de repensar o ano que passou. Espero que todos tenham uma ótima reflexão e um Natal de muita paz, saúde e felicidade com a família.

Twitter: @MarceloMadeiro

E-mail: marcelomadeiro@gmail.com
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..