Conscientizar os profissionais sobre a atenção adequada à postura e incentivar a prática de exercícios e pausas durante a jornada de trabalho são alguns dos objetivos do Serviço de Gestão de Pessoas (SGP-HGE), através da Seção de Saúde Ocupacional (SSO), ao implementar uma rotina de cuidados ergonômicos nos setores do Hospital Geral do Estado (HGE). A iniciativa faz parte do Programa de Prevenção de Riscos Ergonômicos (PPRE).
De acordo com a enfermeira Rosângela Cavalcante, coordenadora administrativa da Seção de Saúde Ocupacional SSO, a ação consiste em distinguir as situações que podem provocar danos à saúde do profissional e, através de exercícios preventivos, orientações e acompanhamento para minimizar o surgimento de doenças e queixas relacionadas ao trabalho.
A fisioterapeuta Priscilla Tosatti, explicou que os aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, esforço físico, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situações de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada e repetitividade devem ser trabalhados pelo PPRE.