O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) encerrou, nesta segunda-feira), realizando a 96ª sessão ordinária do ano, as atividades de 2011, já investindo nas medidas para o enfrentamento dos desafios relacionadas às eleições 2012, quando, pela primeira vez, não haverá nenhuma cidade do Estado sem votação com os recursos da biometria. Consequentemente, a Justiça Eleitoral alagoana inicia o novo período de recesso, com os trabalhos sendo retomados no dia 9 de janeiro.
O início do novo recesso no âmbito do TRE-AL também foi marcado com uma mensagem do desembargador-presidente, Orlando Manso, manifestando, publicamente, seu contentamento pelo êxito logrado na execução de todos os projetos aos quais o órgão que dirige se propôs executar neste ano.
De acordo com ele, “o recadastramento biométrico do eleitorado, já finalizado na totalidade das zonas eleitorais de Maceió (4) em vias de o ser no interior do Estado, foi um grande sucesso. As imagens funestas que marcaram o começo da revisão eleitoral desapareceram na voragem do tempo, emurchecidas pela grandiosa capacidade laboral de todos os juízes, servidores e colaboradores deste Regional, os quais deram o seu contributo para o alcance de uma prestação de serviços célere e de irretocável qualidade”.
Ainda segundo o presidente do Poder Judiciário Eleitoral de Alagoas, “a perseverança na rota traçada e a confiança dos servidores nos timoneiros desta Justiça Especializada, despertaram o apoio incondicional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porquanto satisfeito e enlevado com a nossa capacidade de transformar os momentos críticos em aprendizado revigorante para a vitória futura”.
O desembargador Orlando Manso, citando 2012, disse, também, como presidente do TRE-AL, que confia no valioso contributo do trabalho dos desembargadores eleitorais, dos juízes e, sobretudo, dos servidores da instituição, para vencer com firmeza e altivez os novos desafios, na certeza de que jamais se alcançam os altiplanos sem os esforços iniciais no sopé da montanha.
Por fim, a principal autoridade da Justiça Eleitoral em Alagoas, exaltou a “participação decisiva nas ações da Justiça Eleitoral, do Tribunal de Justiça, dos integrantes da Corregedoria Eleitoral, do Ministério Público, representados no pleno do TRE pelo procurador federal e procurador eleitoral Rodrigo Tenório, bem como aos organismos dos demais poderes constituídos, e, especialmente, a todas as empresas e profissionais do campo das comunicações.
Na mesma oportunidade, o presidente do TRE-AL apresentou, aos membros do Pleno, os números relacionados à revisão biométrica do eleitorado, prestigiou a apresentação da primeira edição da revista eletrônica da Escola Judiciária Eleitoral de Alagoas (EJE-AL) e presidiu a distribuição de cestas natalinas aos trabalhadores terceirizados.
Números e novos prazos
No que diz respeito ao recadastramento biométrico, o Tribunal Regional de Alagoas, como informou nesta segunda-feira, o seu presidente, desembargador Orlando Manso, os trabalhos foram encerrados na última sexta-feira (16) em Maceió, com 455.496 eleitores do total inicial de 535.648 inscritos nas quatro zonas eleitorais da capital alagoana, ou seja, 85,04% do eleitorado maceioense, superando, consequentemente, conforme ele, meta estimada em 75% pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O recadastramento também foi encerrado na maioria das cidades alagoanas.
A partir do dia 9 de janeiro próximo, quando terminará o recesso no setor, serão retomados os atendimentos referentes à revisão dos cadastros dos votantes, com coleta de dados e fotos digitais, apenas nos municípios da 14ª Zona Eleitoral – Porto Calvo (sede), Campestre, Jacuípe), Jundiá; da 10ª Zona Eleitoral – Palmeira dos Índios (sede), Belém e Estrela de Alagoas; da 18ª Zona (São Miguel dos Campos (sede), Barra de São Miguell, Jequiá da Praia e Roteiro; e da 22ª e 55ª Zonas Eleitorais – Arapiraca (sede), Craíbas, Feira Grande e Lagoa da Canoa.
Ainda em relação ao recadastramento biométrico, os eleitores da área de jurisdição da 14ª ZE poderão ser atendidos até o dia 31 de janeiro vindouro, enquanto os que têm domicílio nos municípios das 10ª, 18ª, 22ª e 55ª Zonas precisam comparecer aos postos de atendimento até o dia 9 de março.

Maceió