O governador Teotonio Vilela anunciou nesta segunda-feira (19) que antes do Natal serão entregues 1.479 casas referentes ao programa da Reconstrução que vão beneficiar as famílias desabrigadas na enchente ocorrida em junho de 2010 e que destruiu 11 cidades do Estado.
De acordo com o cronograma do governo, a entrega das unidades habitacionais das famílias, que hoje estão nas barracas padronizadas da Defesa Civil estadual, terá início nesta terça-feira (20). “São cerca de 1.500 famílias que receberão suas casas, sairão das barracas e irão para o seu teto esta semana”, garantiu o governador.


As cidades contempladas dentro do programa da Reconstrução - parceria do governo de Alagoas com o governo federal por meio da Caixa Econômica Federal (CEF) - são Rio Largo, com 238 unidades; Murici, 489; Branquinha com 144; Capela com 40; Cajueiro que receberá 37; São José da Laje com 166 casas e União dos Palmares, que receberá 365 unidades.


De acordo com o cronograma estabelecido pelo governo, nesta terça-feira (20) serão entregues as unidades nos municípios de São José da Laje e União dos Palmares; na quarta-feira (21) receberão as famílias das cidades de Cajueiro e Capela; na quinta (22), os municípios de Branquinha e Rio Largo e, finalmente, na sexta-feira (23), o município de Murici.


O governador afirmou que até junho de 2012, o Estado pretende entregar todas as casas do programa da Reconstrução, cerca de18 mil. “Alguns reclamaram que houve atraso na entrega da casas, mas lembro que um Estado como Santa Catarina, em região rica do país e até considerado como de primeiro mundo, as primeiras casas só foram entregues o ano passado depois de uma grande enchente que ocorreu há quatro anos”, lembrou.


Teotonio destacou que, além das unidades habitacionais referentes ao Programa da Reconstrução, Alagoas tem hoje uma das maiores demandas de construção graças ao Programa Minha Casa, Minha vida, com cerca de 36 mil casas. “Alagoas é um grande canteiro de obras. Hoje é muito difícil se encontrar um pedreiro ou um mestre de obras desempregado”, destacou o governador.


Projeto com Pernambuco - Teotonio anunciou ainda que está sendo finalizado projeto entre os governos de Alagoas e Pernambuco para a prevenção de enchentes. “É um projeto para a construção de barragens e irrigação de área de agricultura no entorno dos rios, cuja maior parte deles está em Pernambuco. Mas é um projeto articulado pelos dois Estados”, revelou o governador.


“As casas e escolas da reconstrução hoje estão em local alto e seguro”, completou. O governador disse ainda que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) também está desenvolvendo projeto para prever a precipitação de chuvas com três dias de antecedência.